Este fascículo traz contribuições para o entendimento de uma escola que não exclui alunos que não atendam ao perfil idealizado institucionalmente e de sua articulação com a educação especial e seus serviços, especialmente o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Sua intenção é esclarecer o leitor sobre a possibilidade de fazer da sala de aula comum um espaço de todos os alunos, sem exceções. Ele vai tratar da interface entre o direito de todos à educação e o direito à diferença, ou seja, da linha tênue traçada entre ambos e de como esse direito vai perpassando todas as transformações que a escola precisa fazer para se tornar um ambiente educacional inclusivo.
MACHADO, Rosângela; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; ROPOLI, Edilene Aparecida; SANTOS, Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP; [Fortaleza: Edições UFC], 2010. Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, v. 1.