A coletânea de textos que compõe os Ensaios Pedagógicos aqui apresentados é o resultado das palestras que pautaram o IV Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, realizado pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), envolvendo os 147 municípios-pólo do Programa, os 26 Estados e o Distrito Federal no debate sobre a elaboração de uma política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Os Ensaios Pedagógicos refletem o contexto de redefinição das políticas públicas e afirmação de um sistema educacional inclusivo; um momento marcado pela ampliação da pesquisa educacional que passa a reconhecer os limites e dificuldades para enfrentar os desafios colocados a partir de uma visão mais complexa. Assim, suas contribuições permitem refletir sobre a realidade educacional e articular diferentes saberes em torno das questões educacionais, como o trabalho docente, as práticas pedagógicas e as relações entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, bem como ações que rompem com a visão reducionista de equidade e assumem o compromisso com a visão emancipatória de articulação do direito à igualdade e valorização das diferenças na escola.
BRASIL. Ministério da Educação. Ensaios pedagógicos: programa educação inclusiva: direito à diversidade. Brasília, DF.: MEC, 2007. IV Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores.