Esse trabalho é o desdobramento de uma dissertação cujo objetivo era analisar os processos de criação no ato fotográfico por dois fotógrafos com baixa visão. Pautado na teoria histórico-cultural, nos estudos de L.S. Vigotski, em diálogo com Dubois, sobre o ato fotográfico, colocamos em debate questões acerca da fotografia e seus processos de criação. No estudo, foram realizadas duas entrevistas em profundidade, semiabertas, de modo a compreender como os sujeitos tornaram-se fotógrafos e as suas estratégias de criação no ato fotográfico. A partir da análise, apontamos que são muitos os caminhos possíveis. Aqui, nos debruçaremos sobre o ensinar e aprender a fotografia a partir do ato fotográfico refletindo sobre o campo educacional, demonstrando que o processo desse fazer não se reduz a um produto final, mas se trata de uma construção que leva em consideração as vivências do sujeito, apontando, assim, para propostas de educação pautadas na perspectiva inclusiva.
ARAÚJO, Luciene Pereira. Fotografia e Deficiência Visual: O ensinar a partir do ato fotográfico. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: docentes, na resistência e na criação, 11., 2022, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro, 2022. p.1818-1822.