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Desenvolvimento humano e educação das pessoas com deficiência nos documentos das políticas sociais e de direitos humanos no sistema da ONU: equidade, funcionalidade e tecnologia
Desenvolvimento humano e educação das pessoas com deficiência nos documentos das políticas sociais e de direitos humanos no sistema da ONU: equidade, funcionalidade e tecnologia
Com o intuito de aprofundar esse debate no campo das políticas de Educação Especial e Inclusiva, o objetivo deste texto é problematizar os conceitos de equidade, funcionalidade e tecnologia, forjados nos documentos sobre desenvolvimento humano e educação na agenda das políticas sociais e de direitos humanos nas agências que compõem o Sistema da ONU. Partimos da premissa de que há uma agenda única nas políticas sociais e de direitos humanos propostas pelo Sistema ONU, sustentada pelos mesmos princípios conceituais e que alinha as ações das diversas agências em relação às pessoas com deficiência. Muito embora, esta mesma agenda sofra interpretações e traduções distintas nos diferentes órgãos. Ou seja, há um eixo central das políticas propostas, mas uma não linearidade das políticas sociais e de direitos humanos que concernem as pessoas com deficiência na estrutura do Sistema da ONU.
SOUZA, Flávia Faissal de. Desenvolvimento humano e educação das pessoas com deficiência nos documentos das políticas sociais e de direitos humanos no sistema da ONU: equidade, funcionalidade e tecnologia. In: NOZU, Washington Cesar Shoiti; SIEMS, Maria Edith Romano; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. (org.). Políticas e práticas em educação especial e inclusão escolar. Curitiba: Íthala, 2021. cap. 2, p. 26-38