Considerando as relações de ensino com base em uma perspectiva histórico-cultural, propomos um exercício do olhar para o desenvolvimento humano como um processo dinâmico e intermitente de trabalho do homem sobre o homem, que se torna possível e viável nas práticas escolares. Para tanto, optamos por mobilizar algumas discussões teóricas a partir das análises de situações concretas vivenciadas e registradas em uma escola pública. Com isso, o presente texto se coloca como um convite à reflexão sobre a relação educação e desenvolvimento humano nas práticas pedagógicas no contexto da diversidade.
SOUZA, Flávia Faissal de; DAINEZ, Débora ; MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão. Educação e Desenvolvimento Humano: modos de mediação e participação nos meandros das práticas educacionais inclusivas. In: PLETSCH, Márcia Denise; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; HOSTINS, Regina Célia Linhares. (org.). A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas, práticas e processos cognitivos. Rio de Janeiro: , 2015. p. 15-30.