O objetivo geral do caderno é provocar reflexões sobre a ideia de número e seus usos em situações do cotidiano, oferecendo subsídios para práticas pedagógicas de modo que a criança possam estabelecer relações de semelhança e de ordem, utilizando critérios diversificados para classificar, seriar e ordenar coleções; identificar números em diferentes contextos e funções; quantificar elementos de uma coleção, utilizando diferentes estratégias; comunicar as quantidades, utilizando a linguagem oral, os dedos da mão ou materiais substitutivos aos da coleção; representar graficamente quantidades e compartilhar, confrontar, validar eaprimorar seus registros nas atividades que envolvem a quantificação; reproduzir sequências numéricas em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado; elaborar, comparar, comunicar, confrontar e validar hipóteses sobre as escritas e leituras numéricas, analisando a posição e a quantidade de algarismos e estabelecendo relações entre a linguagem escrita e a oral.
BRASIL. Secretaria de Educacão Básica. Pacto nacional alfabetização na idade certa: quatificação, registros e agrupamentos. Brasília: MEC, 2014. (Caderno 02).