O objetivo desta pesquisa é analisar, a luz da teoria histórico-cultural, o papel das TAs como suporte às práticas pedagógicas junto a um aluno com deficiência de uma rede pública de ensino de periferia. A pesquisa de campo foi realizada em um curso de extensão de formação de professores, fruto de uma parceria entre universidades públicas e redes públicas de ensino, que aconteceu formato remoto, com atividades síncronas e assíncronas. A metodologia do curso foi centrada no suporte teórico-conceitual para construção de práticas pedagógicas no contexto do ensino regular, a partir da construção e análise de estudos de casos trazidos pelos professores da educação básica. As análises apontam que o uso das TAs na construção das práticas pedagógicas auxiliou no desenvolvimento das atividades e na construção dos processos de ensino e aprendizagem; e, que o curso de extensão foi potente para a análise do papel da TAs nas práticas pedagógicas, tendo como eixo central o papel da mediação.
SILVA, Thiene Oliveira da; FERREIRA, Giselle Coutinho. O Papel da tecnologia assistiva nas práticas pedagógicas com o aluno com deficiência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: docentes, na resistência e na criação, 11., 2022, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro, 2022. p.1814-1817.