Documentos
Metadados
Título
O Lugar ocupado pelo aluno com deficiência no ensino regular
Resumo
Diante da ampliação dos debates acerca das demandas impostas pelas políticas de educação inclusiva, os sistemas de ensino têm sido levados a reverem suas práticas escolares desenvolvidas no tange ao processo de escolarização dos alunos com deficiência. Uma vez que, a escola precisa se modificar para que consiga atender a esses alunos e não esses alunos que necessitam se adaptar à escola (GLAT, 2011). O objetivo deste trabalho é trazer questionamentos sobre o lugar ocupado pelo aluno com deficiência na sala de aula de ensino regular no contexto das políticas de educação inclusiva. As discussões propostas ancoram-se na concepção de deficiência a partir do modelo social, no qual reconhece a existência da deficiência no corpo do indivíduo, porém as experiências vivenciadas acontecem de diferentes maneiras dependendo das interações sociais nas quais este indivíduo esteja inserido (DINIZ, 2007; DINIZ et. al, 2009). As relações sociais estabelecidas no espaço escolar durante o processo de escolarização do aluno com deficiência suscitam problematizações sobre a maneira como a escola tem se estruturado e funcionado para garantir seu acesso, condições de permanência e aprendizagem. Pois, para que uma escola seja inclusiva, ela precisa propor intervenções pedagógicas que levem em consideração a participação de todos os alunos, além de propiciar a remoção de barreiras físicas, estruturais e atitudinais. Conclui-se que a relação entre a concepção de deficiência e os impedimentos sociais postos nas escolas, podem gerar processos de desigualdade e exclusão, o que requer modificações nas condições de escolarização e na forma de participação do aluno com deficiência no espaço escolar.
Identificador
ISBN 978-85-8427-056-9
Ano
Ano da publicação
2020
Local da publicação
Petrópolis, RJ.
Palavras-chave
Aluno Com Deficiência | Ensino Regular | Inclusão Educacional | Políticas Públicas em Educação
Keyword
Inclusion | Politics of Education | Regular and Special Education Relationship | Students with Disabilities
Tipo de Documento
Instituição
DP et Alii
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
OLIVEIRA, Letícia Alves de. O Lugar ocupado pelo aluno com Deficiência no ensino regular. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PLETSCH, Marcia Denise; PEREIRA, Talita Vidal; RIBEIRO, Yrlla Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre novas epistemologias, biodiversidade, diferença, democracia e inclusão. Petrópolis: DP et Alii, 2020.p. 646-652.