Partindo do princípio de que as práticas pedagógicas embasadas na experiência visual contribuem para um melhor aprendizado de alunos surdos este estudo investigou o papel dos recursos da pedagogia visual, inseridos em um livro didático digital acessível (LDA), enquanto dispositivos de acessibilidade ao conteúdo pensado para alunos surdos matriculados em duas turmas de 3o ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Duque de Caxias que adota como proposta
pedagógica o bilinguismo. A metodologia desta pesquisa embasou-se na perspectiva histórico-cultural, com viéis da pesquisa participante. Participaram do estudo 3 professoras da educação básica e 4 alunos surdos. Os resultados apontaram que: devido à aquisição tardia da língua de sinais os alunos tiveram dificuldades para compreender a Libras da janela em Libras, sendo necessária a
mediação pedagógica; o uso de vídeos e ilustrações embasados na pedagogia visual contribuiu para a compreensão do conteúdo pelos alunos; apesar dos recursos da pedagogia visual no LDA, as estratégias de mediação entre alunos e professoras foram fundamentais para que os conteúdos ganhassem significado, como o uso de objetos pedagógicos e do próprio corpo. Assim, este estudo revelou que o LDA isoladamente não promoveu significado para os alunos surdos, sendo necessário o uso de estratégias de mediação a partir das interações entre alunos e professores.
Abstract
Assuming that pedagogical practices based on visual experience contribute to a better learning of deaf students, this study investigated the role of visual pedagogy resources, inserted in an accessible digital textbook (LDA), as devices for accessibility to content designed for deaf students enrolled in two classes of the 3rd year of Elementary School I of a public school in Duque de Caxias that adopts bilingualism as a pedagogical proposal. The methodology of this research was based on the historical-cultural perspective, with participant research strands. The study included 3 teachers and 4 deaf students of primary school. The results pointed out that: due to the late acquisition of sign language the students had difficulties to understand Libras from the window in Libras, being necessary the pedagogical mediation; The use of videos and illustrations based on visual pedagogy contributed to the comprehension of the content by the students; Despite the resources of visual pedagogy in the LDA, mediation strategies between students and teachers were fundamental for the contents to gain meaning, such as the use of pedagogical objects and the body itself. Thus, this study revealed that ADL alone did not promote meaning for deaf students, requiring the use of mediation strategies from interactions between students and teachers
GOMES, Ellen Midiã Lima da Silva. Pedagogia visual na educação de surdos: análise dos recursos
visuais inseridos em um livro didático digital acessível. 2019. 120f. Dissertação
(Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Faculdade de Educação da
Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias,
2019.