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Título
Indagações e contradições sobre a ocupação do lugar de aluno com deficiência intelectual no cotidiano de uma escola de ensino fundamental pública de periferia
Resumo
Inseridos no cotidiano de uma escola pública de ensino fundamental no decorrer de um ano letivo e apoiados pelos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural, trazemos para análise os lugares ocupados por um aluno com deficiência intelectual. A análise dos lugares ocupados por esse aluno nos dá visibilidade analítica das contradições e paradoxos das políticas de educação inclusiva, ao apontar tanto para o movimento do aluno que se indaga sobre lugar histórico marcado pelos impedimentos das pessoas com deficiência, como pelo movimento de ocupar o seu papel de aluno, enquanto sujeito de direito, inserido nos processos de ensino e aprendizagem.
Abstract
Inserted into the daily life of a outskirts public elementary school, in the course of a school year and supported by the theoretical-methodological assumptions of the historical-cultural perspective,we bring to analysis the places occupied by a studentwith intellectual disabilities. The analysis of these occupied places gives us analytical visibility of inclusive education policies contradictions and paradoxes, by pointing both to the student movement that inquiry about historic place marked by impairments of persons with disabilities, as by movement to take your role as a student, asa person under law, inserted in the processes of teaching and learning.
Resumen
Inserta en la vida cotidiana de una escuela primária pública, en el transcurso de un año escolar y apoyados em lossupuestos teóricos y metodológicos de la perspectiva histórico-cultural, traemosal análisis de los lugaresocupados por un estudiante con discapacidad intelectual. El análisis de los lugaresocupados, nos da visibilidad analítica a las contradicciones y paradojas de las políticas de educación inclusiva, señalando ambos para el movimiento del estudiante que preguntasobre lo lugar histórico marcado por impedimentos de las personas con discapacidad, cuántoel movimiento para tomar su papel de estudiante, mientras que sujeto de derecho, en los procesos de enseñanza y aprendizaje.
Identificador
Ano
Ano da publicação
2018
Local da publicação
Duque de Caxias, RJ
Palavras-chave
Aluno Com Deficiência | Educação Inclusiva | Pessoa Com Deficiência Intelectual
Tipo de Documento
Instituição
Horizontes
Idioma
Português
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Referências
SOUZA, Flávia Faissal de. Indagações e contradições sobre a ocupação do lugar de aluno com deficiência intelectual no cotidiano de uma escola de ensino fundamental pública de periferia. Horizontes, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 74-85, set.-dez., 2018