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Título
Entre(olhares): os processos de criação no ato fotográfico de fotógrafos com deficiência visual
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar os processos de criação no ato fotográfico por dois fotógrafos com baixa visão, considerando as suas distintas experiências com a produção de fotografias. Pautado na teoria histórico-cultural, em especial, os estudo de L.S. Vigotski, em diálogo com Dubois, para tratarmos do ato fotográfico no estudo, colocamos em debate questões acerca da fotografia, da concepção de deficiência e do processo de desenvolvimento humano, além dos processos de criação e da vivência/perejivánie. O entrelaçamento desses conceitos sustenta a ideia de que a fotografia se faz em processo, a partir das relações vividas pelo fotógrafo, e são essas experiências que dão suporte ao sujeito para construir as suas imagens. Na pesquisa de campo, foram realizadas duas entrevistas em profundidade, do tipo semiabertas, de modo a compreender como os sujeitos participantes do estudo se tornaram fotógrafos; a seguir, foram listadas e analisadas as suas estratégias de criação no ato fotográfico. A partir da análise microgenética, apontamos que são muitos os caminhos possíveis para a fotografia bem como para os seus modos de produção. A visão é apenas um dos componentes desse fazer, que é concebido em diversas etapas, e que a fotografia pode ser assumida como uma prática cultural possível para pessoas com deficiência visual, a partir de uma abordagem em que as diferenças não sejam marcadas de forma negativa, e sim em sua positividade. No campo educacional, abrem-se possibilidades do ensinar e aprender a fotografia a partir de uma abordagem do ato fotográfico, demonstrando que o processo desse fazer não se reduz a um produto final, mas se trata de uma construção que leva em consideração as vivências do sujeito, apontando, assim, para propostas de educação pautadas na perspectiva inclusiva, de modo a superar as barreiras que provocam os impedimentos.
Abstract
The present work aims to analyze the processes of creation in the photographic act by two photographers with low vision, considering their distinct experiences with the production of photographs. Based on cultural-historical theory, especially the studies by L.S. Vygotski, in dialogue with Dubois, to deal with the photographic act in the study, we debate issues about photography, the conception of disability and the process of human development and of the processes of creation and living/perejivánie. The intertwining of these concepts supports the idea that photography exists as a process from the relationships experienced by the photographer and these experiences are the ones that give support to the subject to build their images. In field research, two in-depth interviews of the semi-open type were carried out in order to understand how the subjects participating in the study became photographers and listed and analyzed their creative strategies in the photographic act. Based on the microgenetic analysis, we point out that there are many possible paths for photography as well as its modes of production. The vision is just one of the components of this doing that is conceived in several stages, and that, assuming photography as a possible cultural practice for people with visual impairments, from an approach in which differences are not marked in a negative way, but in its positivity. In the educational field, possibilities are open for teaching and learning from photography based on an approach to the photographic act, demonstrating that the process of this doing this is not reduced to a final product, but it is about a construction that takes into account the experiences of the subject, pointing, therefore, to proposals for education based on an inclusive perspective in order to overcome the barriers that provoke the impediments.
Identificador
Ano
Ano da publicação
2021
Local da publicação
Rio de Janeiro
Palavras-chave
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Tipo de Documento
Instituição
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Idioma
Português
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Referências
ARAÚJO, Luciene Pereira de. Entre(olhares): os processos de criação no ato fotográfico de fotógrafos
com deficiência visual. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de
Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.