Documentos
Metadados
Título
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial
Ano
Tipo de Documento
Resumo
A acessibilidade, no sentido em que o tema será abordado neste fascículo, não se resume à possibilidade de entrar em determinado local; o termo deve ser entendido num sentido mais amplo e abrangente como capacidade de a pessoa com deficiência se deslocar de maneira mais segura e independente possível. Desta forma, a abordagem do tema acessibilidade, neste fascículo, tem o objetivo de oferecer aos gestores, professores, funcionários e alunos, informações que lhes possibilitem colaborar na eliminação das barreiras que impedem os alunos com deficiência de acessar a todos os ambientes escolares e seus entornos, com segurança e autonomia, e, especialmente, de criar as condições necessárias para a participação efetiva nos desafios da aprendizagem de forma autônoma e criativa.
Idioma
Português
Origem do documento
Documento nacional
Local da publicação
Brasília, DF.
Instância responsável
Governo Federal | Ministério da Educação (MEC) > Secretaria de Educação Especial (SEESP)
Referências
GIACOMINI, Lília; SARTORETTO, Mara Lucia; BERSCH, Rita de Cassia Reckziegel. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial. Brasília, DF: MEC/SEESP; [Fortaleza: Edições UFC], 2010. Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, v. 7.
Palavras-chave
Acessibilidade | Educação Especial | Educação Inclusiva | Planejamento do Espaço