Na primeira unidade deste curso, buscaremos, de modo compartilhado, refletir sobre alguns princípios gerais que consideramos fundamentais para orientar o trabalho docente e que se expressam no ensino dos anos iniciais no cotidiano da sala de aula. Sem dúvida, para planejar a prática docente, é imprescindível termos uma noção clara sobre quais são nossos compromissos com os alunos, quais são nossos princípios educativos e as estratégias a serem utilizadas para, de modo coerente com tais princípios, garantir às crianças os direitos de aprendizagem. Não há como definir atividades didáticas sem saber o que queremos ensinar e o que as crianças sabem sobre o que pretendemos ensinar. Em outras palavras, para iniciarmos o trabalho pedagógico é importante que todos envolvidos no processo compartilhem dos mesmos objetivos. Quando alunos, professores, pais e funcionários estão de comum acordo com o projeto de ensino da escola, os papéis sociais de cada um em meio às relações que se trançam em seu dia a dia ficam mais definidos e compreendidos. Já podemos assim vislumbrar um bom começo de jornada de trabalho
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pelo alfabetização na idade certa: currículo inclusivo: o direito de ser alfabetizado. Brasília, DF: MEC, 2012. (Ano 03, unidade 1).