Início > Coleções > Publicações Institucionais > Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização
Pensar a organização do trabalho pedagógico no processo educativo e, em especial, na alfabetização requer entendimento e articulação de diferentes aspectos, tais como: (i) o que entendemos por ensinar e aprender; (ii) que concepções de ensino e de aprendizagem norteiam nossas práticas e a organização das atividades escolares; (iii) que sujeitos queremos formar; (iv) que recursos didáticos podem favorecer a compreensão de determinados conceitos escolares e a apropriação dos conhecimentos pelos estudantes; (v) que livros didáticos e demais materiais de apoio podem ser utilizados e de que modos podem ser utilizados; (vi) qual a intencionalidade pedagógica presente na seleção de cada um dos recursos disponíveis, dentre tantos outros aspectos. Refletir e aprofundar conhecimentos sobre esses elementos, essenciais à prática educativa, são o foco desse Caderno. Assim, ao pensarmos o processo de alfabetização, com a proposição deste material temos como objetivos centrais possibilitar aos professores.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. Brasília, DF: MEC, 2015. (Caderno 04)