Nesta unidade, a partir do tema brincadeiras na alfabetização, refletiremos sobre a ludicidade na sala de aula. Priorizamos a discussão sobre brincadeiras e jogos que articulem as diversas áreas de conhecimento, as diferentes formas de agrupamento, tomando como foco os direitos de aprendizagem para este ano de escolaridade, bem como a possibilidade de todas as crianças participarem, independentemente de seus impedimentos ou dificuldades, sejam motores, intelectuais, sensoriais e/ou por questões relacionadas aos distúrbios de aprendizagem. Partimos do pressuposto de que a brincadeira em situações educacionais deve ser acessível para todas as crianças e que todas possam participar dos agrupamentos formados em sala de aula regular. No bojo dessas discussões, serão apresentadas reflexões sobre o processo de aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética por meio das brincadeiras.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: ludicidade na sala de aula. Brasília, DF: MEC, 2012. (Ano 1, unidade 04).