O objetivo do estudo foi analisar o papel do estágio supervisionado na formação inicial docente para atuar junto ao aluno com deficiência. A pesquisa foi caracterizada como estudo de casos múltiplos, desenvolvido por meio de pesquisa documental e pautado na análise de conteúdo. Para tal, analisamos o Plano de Desenvolvimento Institucional da UERJ, Projetos Políticos Pedagógicos, fluxograma e ementário das disciplinas obrigatórias e eletivas do campo da Educação Especial, Desenvolvimento Humano e Direitos Humanos dos três cursos presenciais de Licenciatura em Pedagogia da UERJ (Campi Maracanã, Duque de Caxias e São Gonçalo). As análises indicam que
somente o estágio Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais, do curso de Pedagogia da EDU, indica a possibilidade de trabalho junto ao aluno com deficiência. Por fim, ressaltamos a necessidade de realização de estágios em salas de aula do ensino regular com alunos com deficiência matriculados ou em espaços como as salas de recursos.
OLIVEIRA, Letícia Alves de. O estágio supervisionado e a formação inicial docente para atuar junto ao aluno com deficiência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: docentes, na resistência e na criação, 11., 2022, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro, 2022. p. 19-23.