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Título
O estágio supervisionado e a formação inicial docente para atuar junto ao aluno com deficiência
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar o papel do estágio supervisionado na formação inicial docente para atuar junto ao aluno com deficiência. A pesquisa foi caracterizada como estudo de casos múltiplos, desenvolvido por meio de pesquisa documental e pautado na análise de conteúdo. Para tal, analisamos o Plano de Desenvolvimento Institucional da UERJ, Projetos Políticos Pedagógicos, fluxograma e ementário das disciplinas obrigatórias e eletivas do campo da Educação Especial, Desenvolvimento Humano e Direitos Humanos dos três cursos presenciais de Licenciatura em Pedagogia da UERJ (Campi Maracanã, Duque de Caxias e São Gonçalo). As análises indicam que
somente o estágio Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais, do curso de Pedagogia da EDU, indica a possibilidade de trabalho junto ao aluno com deficiência. Por fim, ressaltamos a necessidade de realização de estágios em salas de aula do ensino regular com alunos com deficiência matriculados ou em espaços como as salas de recursos.
Ano
Ano da publicação
2022
Local da publicação
Rio de Janeiro, RJ.
Palavras-chave
Aluno Com Deficiência | Curso de Pedagogia | Estágio Supervisionado | Formação Docente
Tipo de Documento
Instituição
XI Seminário Internacional as Redes Educativas e as Tecnologia
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
OLIVEIRA, Letícia Alves de. O estágio supervisionado e a formação inicial docente para atuar junto ao aluno com deficiência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: docentes, na resistência e na criação, 11., 2022, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro, 2022. p. 19-23.