Documentos
-
2020_CARVALHO_SOUZA_Estrategias_Mediacao_Pedagogica_Campo_Habilidades_Motoras_Aluno_Transtorno_Espectro_Autista_Educacao_Jovens_AdultosBaixar
Metadados
Título
Estratégias de mediação pedagógica no campo das habilidades motoras: um estudo de caso de um aluno com transtorno do espectro do autismo na educação de jovens e adultos
Resumo
Este trabalho analisa as estratégias de mediação pedagógica no campo das habilidades motoras desenvolvidas junto a um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) matriculado na classe de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da rede municipal de ensino de São João de Meriti/ Baixada Fluminense/RJ. Como suporte teórico-metodológico, elegemos os pressupostos da perspectiva histórico- cultural. Destes, destacamos a ideia de mediação, conforme abordada por Vygotsky e compreendida como trabalho pedagógico, processo e produto da interação entre professor, alunos e conhecimento. Sinalizamos ainda as ideias no campo da defectologia que sustentam as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com TEA. Para atingir tal objetivo utilizamos observações realizadas de forma direta; registradas em videogravação, fotografias, relatórios bimestrais por aluno e em fichas descritivas de cunho específico para cada atividade desenvolvida. Diante dessa experiência, podemos considerar que nas relações de ensino junto aos alunos com TEA, no processo de mediação, consideramos importante o desenvolvimento de estratégias específicas que priorizem: comando verbal objetivo, pistas visuais, a utilização de materiais que deem sentido a atividade e o recurso da imitação. Essas estratégias potencializaram o interesse e o envolvimento dos alunos nas atividades, fator determinante para uma aprendizagem significativa do educando com TEA.
Identificador
ISBN 978-65-89060-02-4
Ano
Ano da publicação
2020
Local da publicação
Petrópolis, RJ.
Palavras-chave
Autismo | Educação de Jovens e Adultos | Habilidade Motora | Mediação Pedagógica
Keyword
Adult Education | Autism Spectrum Disorders | Pedagogical Content Knowledge | Psychomotor Skills
Tipo de Documento
Instituição
DP et Alii
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
CARVALHO, Magda Fernandes; SOUZA, Flávia Faissal de. Estratégias de mediação pedagógica no campo das habilidades motoras: um estudo de caso de um aluno com transtorno do espectro do autismo na educação de jovens e adultos. In: NASCIMENTO, Anelise; BORGES, Luís Paulo Cruz; BARONI, Patrícia; ALMEIDA, Sandra Maciel de; GONZALEZ, Wania. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com infâncias, juventudes e vida adultaPetrópolis: DP et Alii, 2020. p. 250-257