QUEM SOMOS
Flávia Faissal de Souza
Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Desenvolvimento Humano e Diferenças (GEDH) e Coordenadora do Projeto de Extensão Laboratório Educação e Diferenças (LED).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Professora Associada da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) e do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd).
GEDH
Grupo de Pesquisa em Educação, Desenvolvimento Humano e Diferenças
O GEDH é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC), ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Assumindo como referencial teórico central os pressupostos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano os estudos desenvolvidos têm como foco as questões que emergem no campo da psicologia educacional, das políticas educacionais nacionais e internacionais, e dos Direitos Humanos que concernem as pessoas com deficiência.
LED
Laboratório em Educação e Diferenças
O LED é um projeto de extensão cadastrado no Departamento de Extensão (Depext) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que atua em dois eixos: em parceria com redes públicas de Educação Básica, desenvolve atividades no campo de formação inicial e continuada de professores com foco nas relações de ensino no contexto da Educação Especial na perspectiva das políticas de Educação Inclusiva; e, na construção e manutenção do banco de dados com os documentos nacionais e internacionais, recuperados nas pesquisas do GEDH/UERJ, no campo dos direitos das pessoas com deficiência, buscando em ambos, uma contínua articulação com as atividades de ensino e de pesquisa da universidade.
Equipe GEDH&LED
Alessandra Cassia de Oliveira Barbosa
Aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ) – Bolsista Faperj.
Pesquisa: Interações sociais e cotidiano escolar de estudantes mulheres com deficiência na EJA.
Atuação Profissional: Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro/RJ.
Email: acobid@yahoo.com.br
Alessandra Mendes Luiz
Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da FEBF/UERJ – Voluntária de Iniciação Científica (PIBIC-UERJ/CNPq).
Projeto: Políticas educacionais no processo de escolarização dos alunos com deficiência no contexto de uma escola de Ensino Fundamental I.
Atuação Profissional: Analista de Recursos Humanos do Departamento Geral de Ações Socioeducativa (DEGASE), Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC).
Email: alessandraluiz37@gmail.com
Bárbara Silva dos Santos Pereira
Aluna do curso de doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ) – Bolsista Faperj.
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ).
Pesquisa: Interseccionalidade, desenvolvimento humano e condições de vida de alunos com deficiência múltiplas.
Atuação Profissional: Professora de educação básica na rede municipal de Duque de Caxias/RJ.
Email: bsspereira@gmail.com
Francislanny Pereira de Jesus
Voluntária.
Aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC) – Orientanda da Profa Dra Geovana Mendonça Lunardi Mendes.
Pesquisa: Política de Terminalidade Específica para Estudantes com Deficiência Intelectual na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina: Interpretação, Tradução e (Des)articulações com a Perspectiva da Educação Inclusiva.
Atuação Profissional: Pedagoga na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Estado de Santa Catarina (SC).
Email: francislannypereira@gmail.com
Gilton Francisco Sousa de Andrade
Aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ).
Pesquisa: Formação e atuação do gestor escolar no contexto das políticas de educação inclusiva.
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEdu/UNIRIO).
Atuação Profissional: Técnico em Assuntos Educacionais, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Email: gilton.andrade4@gmail.com
Giselle Coutinho Ferreira
Aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ) – Bolsista Faperj.
Pesquisa: O papel das políticas de formação continuada na construção do trabalho pedagógico na perspectiva da educação inclusiva em uma escola de educação infantil e ensino fundamental.
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ).
Atuação Profissional: Pedagoga no CEFET-RJ e orientadora pedagógica na Rede Municipal Ensino de Duque de Caxias/RJ.
Júlio Cezar Assis da Silva Júnior
Aluno do curso de Licenciatura em Matemática da FEBF/UERJ – Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UERJ/CNPq).
Projeto: Políticas educacionais no processo de escolarização dos alunos com deficiência no contexto de uma escola de Ensino Fundamental I.
Email: julio_cesar_assis@hotmail.com
Letícia Alves de Oliveira
Aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ) – Bolsista CAPES.
Pesquisa: Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I: o processo de constituição docente no contexto das políticas de educação inclusiva
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ).
Atuação Profissional: Docente na Rede Municipal de Educação de Maricá/RJ.
Letícia Felix Siébra
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ) – Bolsista CAPES
Pesquisa: A escolarização de alunos com Deficiências Múltiplas matriculados no Ensino Fundamental I: reflexões sobre a atuação das políticas de educação inclusiva.
Atuação profissional: Professora da Educação Básica.
Email: lfelixsiebra@gmail.com
Luciene Pereira de Araújo
Aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ)
Pesquisa: Processos de criação no ato fotográfico de pessoas com deficiência visual: implicações estéticas e políticas
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ).
Atuação Profissional: Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio Pedro II.
Email: lucienearaujorj@yahoo.com.br
Magda Fernandes de Carvalho
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ).
Pesquisa: Estratégias de mediação pedagógica no campo das habilidades motoras com um aluno com transtorno do espectro do autismo no contexto de uma escola especial.
Atuação Profissional: Professora da educação básica na Rede Municipal de Ensino de São João de Meriti/RJ.
Email: magdafernandesdecarvalho@gmail.com
Marcela da Silva Vieira Dantas
Aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ).
Pesquisa: O brinquedo como produto cultural e estético: narrativas de crianças com deficiência sobre a imagem corporal.
Atuação profissional: Professora de Educação Física
Email: dantasmarcella13@gmail.com
Roberta Pereira Vieira de Souza
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ).
Pesquisa: O ensino remoto com alunos com transtorno do espectro autista em tempo de pandemia da COVID-19.
Atuação Profissional: Professora da educação básica nas redes municipais de Mesquita e Duque de Caxias.
Email: robertapvsouza@gmail.com
Verônica Christina Rodrigues Dutra
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/FEBF/UERJ).
Pesquisa: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Um estudo sobre as políticas em tempos de pandemia da COVID-19
Atuação Profissional: Orientadora Educacional da Rede Municipal de Ensino de Belford Roxo/RJ.
Email: dutrachristina1@hotmail.com
Adriana Dantas Robaina
Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da FEBF/UERJ.
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científica – Bolsista IC/Faperj
Projeto: Relações de ensino e condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência no contexto de uma escola de Ensino Fundamental I
Email: adrianadantasrobaina@gmail.com
Bianca Oliveira dos Santos
Formada em Licenciatura em Geografia pela FEBF/UERJ.
Pós Graduada em Práticas de Letramento pelo IFRJ.
Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da FEBF/UERJ
Vínculo: Bolsista de Monitoria da disciplina Educação Inclusiva (Cetreina/UERJ).
Email: biancasantosb14@gmail.com
Jean Alair Neto da Silva
Aluno do curso de Licenciatura em Matemática da FEBF/UERJ.
Vínculo: Bolsista de Monitoria da disciplina Educação Inclusiva e Matemática (Cetreina/UERJ).
Email: jeannetto85@gmail.com
Mylena de Mattos Baracho
Licenciada em Matemática pela FEBF/UERJ.
Vínculo: Bolsista do PROATEC N4 (Capes/UERJ).
Email: mylenamattos15@gmail.com
Rayssa Lima de Jesus
Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da FEBF/UERJ.
Vínculo: Bolsista de Estágio Interno Complementar (Cetreina/UERJ).
Email: rayssalima085@gmail.com
Gisele Camargo Monteiro
Mestra em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ).
Bibliotecária formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Vínculo: Bolsista TCT Faperj.
Email: gisele.cmonteiro@gmail.com