Redes de atenção e prevenção à violência em território: o papel da escola em situações de violência e de abuso sexual contra crianças e adolescentes com deficiência intelectual
Redes de atenção e prevenção à violência em território: o papel da escola em situações de violência e de abuso sexual contra crianças e adolescentes com deficiência intelectual
Neste texto, trataremos da temática violência sexual sofrida por crianças e adolescentes com deficiência intelectual. Nossa pesquisa foi desenvolvida junto a seis professores de dois municípios, a saber: Belford Roxo e Nova Iguaçu, ambos situados na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro. Para coleta dos dados, aplicamos um questionário composto por seis questões acerca da violência aos educandos atendidos pela aquela instituição de ensino.
SILVA, Débora Martins; SOUZA, Flávia Faissal de. Redes de atenção e prevenção à violência em território: o papel da escola em situações de violência e de abuso sexual contra crianças e adolescentes com deficiência intelectual. In: PLETSCH, Márcia Denise; SOUZA, Flávia Faissal de (org). Observatório de educação especial e inclusão escolar: balanço das pesquisas e das práticas na Baixada Fluminense. São Carlos: Marquezine e Manzini, 2015. p. 157-170.