A seção temática deste número reúne uma coletânea de 17 textos de pesquisadores de diversos estados brasileiros e um de pesquisadores de Cuba e do Equador que evidenciam a problemática das práticas pedagógicas no contexto da educação especial na perspectiva das políticas de educação inclusiva. Para além dos diferentes contextos históricos, políticos e sociais, e distintas abordagens teórico-metodológicas, os textos que compõem a seção de Teias apresentam como foco central o processo de escolarização de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, trazendo questões do campo da educação especial na relação com: a organização e a estrutura política de programas educacionais; as relações de ensino na educação básica e na modalidade da educação de jovens e adultos; as especificidades dos processos de ensino e aprendizagem; propostas de formação de professores com análise de experiência em universidade e em formação continuada.
VESTENA, Carla Luciane Blum; SCHIPPER, Carla Maria de; SOUZA, Flávia Faissal de. Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva. Rio de Janeiro, Revista Teias v. 22, n. 66, p. 3-10, 2021.