O objetivo deste estudo é analisar as condições de desenvolvimento de alunos com deficiência, em uma escola da rede pública de ensino do Município de Campinas, considerando as diretrizes e as estratégias para implementação das políticas de Educação Inclusiva. Integrando um projeto coletivo de pesquisa ancorado na perspectiva histórico-cultural, o estudo envolveu uma equipe de pesquisadores que acompanhou o trabalho de uma professora em uma turma de 5o ano, durante um ano letivo. Paralelamente ao estudo de campo, efetuou-se uma análise dos pressupostos e das diretrizes que orientam as políticas no âmbito internacional, nacional e municipal. Dos registros feitos em diário de campo e videogravações foi destacada a análise de uma aula, que dá visibilidade analítica às profundas contradições que caracterizam tanto as concepções das políticas como as prescrições para sua efetivação e as condições para realização do trabalho no interior da sala de aula, que marcam o desenvolvimento dos alunos com deficiência.
Abstract
The objective of this study is to analyze the development conditions of students with disabilities
at a school within the public education board of the Municipality of Campinas, considering the
guidelines and the strategies to implement the policies on Inclusive Education. Integrating a
collective research project anchored to a historical-cultural perspective, the study involved a team
of researchers that accompanied the work of a teacher in a grade 5 class during a school year. In
parallel to the field study, an analysis was done on the prerequisites and guidelines that lead
policies within an international, national and municipal scope. From the records made in a field
diary and video recordings, an a class analysis was highlighted, which gives analytical visibility
to the profound contradictions that characterize both the conceptions on policies as well as the
prescriptions for effectuation and the conditions to perform the work inside the classroom, which
frame the development of students with disabilities.
SOUZA, Flavia Faissal de. Políticas de Educação Inclusiva: análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar. 2013. Tese (Doutorado em Educação) -