Documentos
-
2009_SOUZA_SMOLKA_Politicas_Educacao_Inclusiva_Escola_Lugar_Constituicao_Corpos_Sujeitos_Com_DeficienciasBaixar
Metadados
Título
Políticas de educação inclusiva: a escola como lugar de constituição de corpos/sujeitos com deficiências
Resumo
Ancorado na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o objetivo deste estudo é analisar como os sujeitos com deficiências vêm-se apropriando dos sentidos e significados sobre ser um corpo/sujeito com deficiências, no contexto das Políticas de Educação Inclusiva. A partir dos registros realizados por videogravação e/ou por diário de campo em uma escola de ensino fundamental da rede pública do Município de Campinas, levantamos indagações a cerca dos dispositivos políticos pedagógicos na execução das Políticas de Educação Inclusiva, bem como das contradições que rondam os corredores escolares e que vem sendo matéria da educação dos corpos marcados pelas deficiências.
Abstract
Based in historical and cultural perspective of human development, the objective of this study is to analyze how subject with deficiencies are themselves appropriating the senses and meanings about being a body/subject with deficiencies in the context of the Policies of Inclusive Education. From the records made by video and a field diary in a public school of elementary education in the city of Campinas, raise questions about the political arrangements in the accomplishment of educational policies for Inclusive Education, and the contradictions that around school aisles and has been subject of education bodies marked by deficiencies.
Resumen
Basada en la perspectiva histórico-cultural del desarrollo humano, el objetivo de este
estudio es analizar cómo las personas con deficiencias si procedem de los sentidos y
significados acerca de ser cuerpo / sujeto con deficiencias en el contexto de las Políticas de la Educación Inclusiva. De los registros realizados por vídeo y diario de campo en escuela de la clave pública de Campinas, planteamos preguntas acerca de los arreglos políticos y pedagógicos en la aplicación de las Políticas de Educación Inclusiva, y las contradicciones que en la escuela es materia de educación de los cuerpos marcados por las deficiencias.
Ano
Ano da publicação
2009
Local da publicação
Salvador, BA.
Palavras-chave
Aluno Com Deficiência | Educação Inclusiva | Prática Pedagógica
Tipo de Documento
Instituição
XVI CONBRACE
Idioma
Português
Link da publicação
http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/1379
Referências
SOUZA, Flávia Faissal de; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Políticas de educação inclusiva: a escola como lugar de constituição de corpos/sujeitos com deficiências. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 16.; CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 3., 2009, Salvador. Anais. Salvador, 2005.