Diante da ampliação dos debates acerca das demandas impostas pelas políticas de educação inclusiva, os sistemas de ensino têm sido levados a reverem suas práticas escolares desenvolvidas no tange ao processo de escolarização dos alunos com deficiência. Uma vez que, a escola precisa se modificar para que consiga atender a esses alunos e não esses alunos que necessitam se adaptar à escola (GLAT, 2011). O objetivo deste trabalho é trazer questionamentos sobre o lugar ocupado pelo aluno com deficiência na sala de aula de ensino regular no contexto das políticas de educação inclusiva. As discussões propostas ancoram-se na concepção de deficiência a partir do modelo social, no qual reconhece a existência da deficiência no corpo do indivíduo, porém as experiências vivenciadas acontecem de diferentes maneiras dependendo das interações sociais nas quais este indivíduo esteja inserido (DINIZ, 2007; DINIZ et. al, 2009). As relações sociais estabelecidas no espaço escolar durante o processo de escolarização do aluno com deficiência suscitam problematizações sobre a maneira como a escola tem se estruturado e funcionado para garantir seu acesso, condições de permanência e aprendizagem. Pois, para que uma escola seja inclusiva, ela precisa propor intervenções pedagógicas que levem em consideração a participação de todos os alunos, além de propiciar a remoção de barreiras físicas, estruturais e atitudinais. Conclui-se que a relação entre a concepção de deficiência e os impedimentos sociais postos nas escolas, podem gerar processos de desigualdade e exclusão, o que requer modificações nas condições de escolarização e na forma de participação do aluno com deficiência no espaço escolar.
OLIVEIRA, Letícia Alves de. O Lugar ocupado pelo aluno com Deficiência no ensino regular. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PLETSCH, Marcia Denise; PEREIRA, Talita Vidal; RIBEIRO, Yrlla Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre novas epistemologias, biodiversidade, diferença, democracia e inclusão. Petrópolis: DP et Alii, 2020.p. 646-652.