Pular para o conteúdo
MENU
  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • BIBLIOTECA
  • PESQUISAS
  • FALE CONOSCO
GEDH & LED – UERJ – Grupo de Pesquisa Educação, Desenvolvimento Humano e Diferenças
  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • BIBLIOTECA
  • PESQUISAS
  • FALE CONOSCO
GEDH & LED – UERJ – Grupo de Pesquisa Educação, Desenvolvimento Humano e Diferenças

O Corpo que dança

  • CorpoDançaDeficiências
Home Produção científica do GEDH-LED 2005 O Corpo que dança

Documentos

  • 2005_SOUZA_O_Corpo_Danca
    Baixar

Metadados

Título

O Corpo que dança

Autor

Souza, Flávia Faissal de

Resumo

Este estudo visa discutir o estatuto do corpo enquanto signo nas práticas sociais, considerando as produções histórico-culturais dos significados sobre o corpo deficiente. Com base nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural assumimos que o corpo e a deficiência são significados e vão se constituindo nas relações com o outro, nas quais vão sendo estabelecidos seus limites e suas possibilidades. Pretendemos dar visibilidade analítica aos modos de agir, aos movimentos e às expressões produzidas pelos participantes do Programa de Educação Física (CCA- IEL/FCM-UNICAMP). O material empírico tem como foco o corpo que dança, sendo a dança entendida como uma prática culturalmente apropriada.

Abstract

The goal of this study is to discuss the status of the body in the dynamics of social practice. Considering the historical-cultural perspective we assume that the body as well as the deficiency acquires meaning within the social relations. In the core of such relations the limits and possibilities of the deficient body become established. Intending to give analytical visibility to the ways of acting, to movements and expressions produced by subject in interactions at the Physical Education Program in Aphasic Center (IEL/FCM-UNICAMP). The empirical material focus subjects suffering aphasia related to dancing, which are understood as appropriated cultural practices.

Resumen

Este estudio discutí el estatuto del cuerpo como signo en las prácticas sociales, considerando las producciones históricos-culturales de los significados sobre el deficiente. Con base en los presupuestos de la perspectivas histórico-cultural admitimos que el cuerpo y la deficiencia son significados y van se constituyendo en las relaciones, cuales van sendo establecidos sus limites y suyas posibilidades. Pretendemos dar visibilidad analítica en los modos de hacer, en los movimientos y las expresiones producidas por los participantes del Programa de Educación Física (CCA - IEL/FCM – UNICAMP). El material empírico foca el cuerpo que danza, entendida aquí como una práctica culturalmente apropiada.

Ano

2005

Ano da publicação

2005

Local da publicação

Porto Alegre, RS.

Palavras-chave

Corpo | Dança | Deficiências

Keyword

Dance | Disabilities | Human Body

Tipo de Documento

Trabalho completo

Instituição

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Idioma

Português

Referências

SOUZA, Flávia de Faissal de. O corpo que dança. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 14.; CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 1., 2005, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

Imagem padrão
Item anteriorAfasia e apraxia: sentidos que constituem corpo e linguagem
Próximo itemPolíticas de educação inclusiva: a escola como lugar de constituição de corpos/sujeitos com deficiências
Imagem padrão

Documentos Relacionados

Interseccionalidade de raça, classe, gênero e deficiência: dialogando sobre as condições sociais de desenvolvimento de mães e alunos com síndrome congênita do Zika vírus

Educação comum ou especial? Análise das diretrizes políticas de educação especial brasileiras

A relação entre as diretrizes do Sistema das Nações Unidas (ONU) e as políticas de Educação Inclusiva no Brasil

Onde Estamos

UERJ/FEBF - 2º Andar - Sala 201
R. Gen. Manoel Rabelo, s/n - Vila São Luis, Duque de Caxias - RJ, 25065-050

INSTAGRAM
Alterar tamanho da fonte
Contraste
Accessibility by WAH