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Título
O corpo dança: con(tra)dições e possibilidades de sujeitos afásicos
Resumo
O objetivo deste estudo é discutir o estatuto do corpo enquanto signo nas práticas sociais,
considerando as condições histórico-culturais de produção de significados sobre o corpo
afásico e/ou hemiplégico. Com base nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural,
assumimos que o corpo e a deficiência são significados nas relações com o outro, nas quais
vão sendo estabelecidos os limites e as possibilidades do corpo deficiente; que as práticas
sociais que vêm calando e aleijando o corpo deficiente são as mesmas que (re)conhecem o
corpo ágil e expressivo, e os valores que permeiam essas práticas são os que ecoam na
consciência do sujeito deficiente. Pretendemos dar visibilidade analítica aos modos de agir,
aos movimentos e às expressões produzidas pelos participantes das atividades de Educação
Física do Centro de Convivência de Afásicos (Instituto de Estudos da
Linguagem/Faculdade de Ciências Médicas- Universidade Estadual de Campinas),
colocando em destaque as questões que versam sobre as ações humanas significativas. O
material empírico tem como foco o corpo que dança, sendo a dança entendida aqui como
uma prática culturalmente apropriada.
Abstract
The goal of this study is to discuss the status of the aphasic, apraxic and/or hemiplegic body
in the dynamics of social practices. Assuming the historical-cultural perspective we
consider that the body as well as the deficiency acquire meaning within the social relations.
In the core of such relations and practices the limits and possibilities of the deficient body
become established. Thus, the very same practices that restrict and impose silence to the
body are the ones pervade those practices and resound in the conscience of the deficient
subject. Intending to give analytical visibility to the ways of acting, to movements,
expressions and gestures produced by subject in interactions we conducted our
investigation in a Physical Education Program in Aphasic Center (Institute of Language
Studies/ Medical Science Faculty - State University of Campinas). The empirical material
focus subjects suffering aphasia, developing different activities, most specially related to
music and dance, which are them understood as appropriated cultural practices.
Identificador
Ano
Ano da publicação
2001
Local da publicação
Campinas, SP, Brasil
Palavras-chave
Keyword
Tipo de Documento
Instituição
Universidade Estadual de Campinas
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
SOUZA, Flávia Faissal de. O corpo dança: con(tra)dições e possibilidades de sujeitos afásicos. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2001.