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Título
Livro didático digital acessível no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência Intelectual
Resumo
Este artigo apresenta resultados de um estudo sobre o livro didático digital acessível na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). A pesquisa qualitativa, com uso de diferentes procedimentos de coleta de dados (filmagem em vídeo, registro em diário de campo, entrevistas semiestruturadas), foi realizada em uma escola pública da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa um aluno com deficiência intelectual, sua professora de turma e a professora do Atendimento Educacional Especializado. Os dados foram analisados à luz da perspectiva histórico-cultural. Os resultados, entre outros aspectos, evidenciaram o papel central da mediação pedagógica no processo educacional com alunos com deficiência intelectual. Igualmente, forneceram dados para discutir e problematizar o conceito de desenho universal aplicado à aprendizagem em contextos escolares denominados inclusivos.
Abstract
This article presents the results of a study ontheaccessible digital textbook based on Universal Design for Learning (UDL). The qualitative research, with the use of different data collection procedures (video shooting, field diary recording, semi-structured interviews), was conducted in a public school in Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brazil. A student with intellectual disability, his classroom teacher and the teacher of the Specialized Educational Service participated in the research. The data were analyzed based on thehistorical-cultural perspective. The results, among other aspects, evidenced the central role of the pedagogical mediation in the educational process with students with intellectual disabilities. They also provided data to discuss and problematize the concept of universal design applied to learning in inclusive school contexts.
Resumen
Este artículo presenta resultados de un estudio sobre el libro didáctico digital accesible desde la perspectiva del Diseño Universal para el Aprendizaje (DUA). La investigación cualitativa, utilizando diferentes procedimientos de recopilación de datos (filmación de video, registro en diario de campo, entrevistas semiestructuradas), fue realizada en una escuela pública en la Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil. Participaron en la investigación un alumno con discapacidad intelectual, su maestra de clase y la maestra de Atención Educativa Especializada. Los datos fueron analizados a la luz de la perspectiva histórico-cultural. Los resultados, entre otros aspectos, evidenciaron el papel central de la mediación pedagógica en el proceso educativo con alumnos con discapacidad intelectual. Igualmente, proporcionaron datos para discutir y problematizar el concepto de diseño universal aplicado al aprendizaje en contextos escolares llamados inclusivos.
Identificador
eISSN 2238-1279
Ano
Ano da publicação
2020
Local da publicação
Rio de Janeiro, RJ.
Palavras-chave
Deficiência Intelectual | Educação Inclusiva | Livro Didático | Mediação Pedagógica
Tipo de Documento
Instituição
Revista Educação e Cultura Contemporânea
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
SOUZA, Izadora Martins da Silva de; PLETSCH, Márcia Denise; SOUZA, Flávia Faissal de. Livro Livro didático digital acessível no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência Intelectual. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 216-236, 2020.