Documentos
Metadados
Título
Inovação pedagógica? Análise sobre o uso de um livro didático digital acessível.
Resumo
Este artigo trata do uso de um livro didático digital acessível construído na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem. O estudo quantitativo e qualitativo foi realizado em escolas públicas de quatro redes da Baixada Fluminense com a participação de 21 crianças com deficiências, seus professores de turmas comuns e do atendimento educacional especializado, assim como os colegas de turma. A análise, à luz da teoria histórico-cultural, problematiza os conceitos como inovação pedagógica, mediação pedagógica e uso de recursos tecnológicos na escola.
Abstract
This article focuses on the use of an accessible digital textbook built based on the perspective of the universal design for learning. The quantitative and qualitative study was carried out in public schools of four teaching networks of Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brazil, with the participation of 21 students with disability, their teachers from regular classes and the specialized educational service, as well as the classmates. The analysis, according to the cultural-historical theory, problematizes concepts such as pedagogical innovation, pedagogical mediation, and use of technological resources at school.
Identificador
ISSN: 0101-3262
Ano da publicação
2024
Local da publicação
Campinas, SP.
Palavras-chave
Educação Especial | Educação Inclusiva | Tecnologia Educacional
Keyword
Tipo de Documento
Instituição
Caderno Cedes
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
PLETSCH, Márcia Denise; SOUZA, Flávia Faissal de. Inovação pedagógica? Analise sobre o uso de um livro didático digital acessível. Caderno Cedes, Campinas, SP, v. 44, n. 123, p. 220-235, maio/ago., 2024.