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Título
Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense: pesquisa e extensão na formação de professores
Resumo
Tomando como foco o Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense (FPEEBF), criado a partir de projetos de pesquisas e extensão do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE), o objetivo é analisar o perfil e a política de formação de professores de cinco municípios da Baixada Fluminense participantes do FPEEBF e os impactos das atividades de formação de professores desenvolvidas no escopo do ObEE. A metodologia foi construída a partir dos princípios da abordagem qualitativa pautada na pesquisa-ação com realização de observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para as contradições e disputas presentes na condução das políticas públicas educacionais, bem como para a fragilidade das diretrizes políticas de educação especial e inclusiva, sobretudo quando se analisam as traduções locais e a precariedade política e financeira. Entretanto, os dados têm indicado caminhos e possibilidades construídos pelos gestores locais, ressaltando a importância da parceria entre as redes públicas de ensino básico e as instituições públicas de ensino superior na construção de projetos de pesquisa e extensão que possibilitem avançar na produção científica a respeito das múltiplas dimensões que envolvem o processo de inclusão e de formação de professores.
Abstract
Focusing on the Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense (PEEBF), created from research and extension projects of the Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE), our goal is to analyze the profile and the teacher training policy of five municipalities at Baixada Fluminense participants of FPEEBF and the impacts of teacher training activities developed in the scope of ObEE. The methodology was constructed based on the principles of the qualitative approach based on action research with observations and semi-structured interviews. The results, pointed out the contradictions and disputes present in the conduct of public educational policies, as well as the fragility of Special and inclusive Education policies guidelines, particularly when we analyze the local translations with precarious politics and financing. On the other hand, the data has indicated paths and possibilities built by local managers, stressing the importance of partnership between the public basic educational system and public institutions of higher education in the construction of research and extension projects that enable advance in the scientific literature about the multiple dimensions involving the process of inclusion and teacher education.
Resumen
Sobre el enfoque del Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense (PEEBF), creado a partir de proyectos de investigación y extensión del Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE), nuestro objetivo es analizar el perfil y la política de formación maestros de cinco municipios de los participantes de la Baixada Fluminense FPEEBF e impactos de las actividades de capacitación docente desarrollaron en el ámbito de ObEE. La metodología fue construida a partir de los principios del abordaje cualitativo pautada en la investigación-acción con realización de observaciones y entrevistas semiestructuradas. Los resultados, señaló las contradicciones y conflictos presentes en la realización de políticas educativas públicas, como así como a la fragilidad de las orientaciones políticas de la educación especial e inclusiva, sobre todo cuando analizamos las traducciones locales y política precaria y financiera. Por otro lado, los datos han indicado caminos y posibilidades construidos por los administradores locales, destacando la importancia de la colaboración entre las instituciones públicas y de educación superior en la construcción de la investigación y extensión de los proyectos que permiten el avance en la literatura científica sobre las múltiples dimensiones que implica el proceso de inclusión y capacitación de docentes.
Identificador
ISSN 1808-8678
Ano
Ano da publicação
2017
Local da publicação
Brasília, DF.
Palavras-chave
Educação Especial | Formação de Professores | Políticas Públicas em Educação
Keyword
Tipo de Documento
Instituição
Inclusão Social
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
PLETSCH, Márcia Denise; SOUZA, Flávia Faissal. Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense: pesquisa e extensão na formação de professores. Inclusão Social. Brasília, v. 11, n. 1, p. 46-55, jul./dez. 2017.