Documentos
Metadados
Título
Formação continuada em serviço: ressignificando o trabalho pedagógico com alunos com deficiência matriculados na EJA
Resumo
No Brasil, há um conjunto de leis e políticas que induz o acesso dos alunos com deficiência ao ensino regular. Entretanto, para além das contradições intrínsecas a esta estrutura, há fragilidades nas redes de ensino para a construção de uma educação que viabilize a escolarização dos alunos com deficiência. O objetivo desta pesquisa foi investigar os sentidos e os efeitos do trabalho de uma equipe de orientação educacional e pedagógica junto a professores do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado que atuavam com alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública de periferia. Pautados na teoria histórico-cultural, na qual a pesquisa deve buscar a compreensão dos sentidos construídos e compartilhados por indivíduos socialmente relacionados, a proposta de atuação e de investigação foi construída de forma coletiva e o vivido neste processo foi registrado em diário de campo e áudio gravação. A fim de dar visibilidade analítica às situações vivenciadas, em diálogo com o referencial teórico-metodológico, foram organizadas em categoria de análise. O estudo apontou que a proposta de formação foi potente para a ressignificação das concepções de deficiência, que pautadas no modelo médico, sustentavam formas de trabalho pedagógico excludentes, em concepções que passaram a subsidiar propostas educacionais potentes para a escolarização dos alunos com deficiência.
Identificador
ISBN - 978-85-94099-12-9
Ano
Ano da publicação
2021
Local da publicação
São Paulo, SP.
Palavras-chave
Educação de Jovens e Adultos | Educação Inclusiva | Ensino Regular | Pessoa com Deficiência | Trabalho Pedagógico em Equipe
Keyword
Adult Education | Inclusion | Regular and Special Education Relationship | Students with Disabilities
Tipo de Documento
Instituição
CBEE
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
FERREIRA, Giselle Coutinho; SOUZA, Flávia Faissal de. Formação continuada em serviço: ressignificando o trabalho pedagógico com alunos com deficiência matriculados na EJA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 9., 2021, São Carlos [Anais]. São Carlos, 2021.