Documentos
Metadados
Título
Estratégias de mediação pedagógica para alunos com transtorno do espectro do autismo: Habilidade motora
Resumo
Este trabalho analisou estratégias de mediação pedagógica com foco na aprendizagem e desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no campo da habilidade motora na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola especial da Rede Municipal da Baixada Fluminense. Como suporte teórico-metodológico, tomamos os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Destes, salientamos o conceito de mediação, apresentado por Vygotsky e compreendido como trabalho pedagógico de aprendizagem (processo e produto da interação entre docentes, discentes e conhecimento no contexto social) e, as ideias da defectologia que amparam as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos. Para atingir tal objetivo, realizamos atividades com estratégias de mediação semanalmente nos anos letivos de 2018 e 2019, a partir de uma pesquisa documental dos relatórios , avaliações e Planejamento Educacional Individualizado (PEI) do aluno. Utilizamos para a construção de dados, a descrição de fotos, vídeos e observações realizadas de forma direta, registradas em diário de campo e as fichas de cunho específico de cada atividade. Para a análise dos dados construídos, assumimos os princípios da microgenese, percebendo as minúcias do desenvolvimento do aluno. A partir dessa experiência, notamos como o desenvolvimento de estratégias diferenciadas voltadas para: dicas verbais, pistas visuais, negociação e imitação afetam as relações de ensino de alunos com TEA por meio da mediação. Essas estratégias potencializaram o interesse e o envolvimento dos alunos , fator determinante para o engajamento pedagógico e aprendizagem significativa do educando com TEA.
Identificador
ISBN - 978-85-94099-12-9
Ano
Ano da publicação
2021
Local da publicação
São Carlos, SP.
Palavras-chave
Aluno Autista | Classe Especial | Educação de Jovens e Adultos | Mediação Pedagógica
Tipo de Documento
Instituição
CBEE
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
CARVALHO, Magda Fernandes, SOUZA, Flávia Faissal. Estratégias de mediação pedagógica para alunos com transtorno do espectro do autismo: habilidade motora. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 9., 2021, São Carlos, [Anais]. São Carlos, 2021.