Documentos
Metadados
Título
Estratégias de mediação nas relações de ensino junto a pessoa com transtorno do espectro do autismo: possibilidades e desafios
Resumo
Este trabalho analisa estratégias de mediação pedagógica cujo foco era a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades motoras junto a alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola especial da Rede Municipal de São João de Meriti. Como suporte teórico- metodológico, assumimos os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Destes, destacamos a ideia de mediação, conforme elaborada por Vygotsky e compreendida como trabalho pedagógico de aprendizagem como processo e produto da interação entre professor, alunos e conhecimento em contexto social; e, sobretudo, as ideias no campo da defectologia que sustentam as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com TEA. Para atingir tal objetivo valemo-nos de observações realizadas de forma direta e registradas em relatórios de cada aluno e fichas descritivas das estratégias. Utilizamos como recursos materiais no decorrer do trabalho de intervenção aros, cadeiras, bolas e materiais sensoriais diversos. A partir dessa experiência, podemos considerar que nas relações de ensino junto aos alunos com TEA, no processo de mediação, importa o desenvolvimento de estratégias específicas que foquem: comando verbal objetivo, pistas visuais, materiais que deem sentido a atividade e o recurso da imitação. Essas estratégias potencializaram o interesse e o envolvimento dos alunos nas atividades, fator determinante para uma aprendizagem significativa do educando com TEA
Identificador
ISBN: 978-65-80968-08-4
Ano
Ano da publicação
2019
Local da publicação
Florianópolis, SC.
Palavras-chave
Aluno Autista | Educação de Jovens e Adultos | Mediação Pedagógica
Tipo de Documento
Instituição
CINTEDES
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
CARVALHO, Magda Fernandes de; SOUZA, Flávia Faissal de. Estratégias de mediação nas relações de ensino junto ao aluno com Transtorno do Espectro Autista. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR, 1., 2019, Florianópolis. Anais. Campinas: Galoá, 2019. v. 1.