Documentos
Metadados
Título
Estratégias de mediação: análise de atividades psicomotoras e sensoriais junto a alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA)
Resumo
Neste trabalho analisaremos as estratégias de mediação nas atividades psicomotoras e sensoriais como possibilidade de inserção de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na transição da classe especial para a regular no Município de São João de Meriti. A proposta consiste em realizar um repertório de atividades articulando psicomotricidade e vivências sensoriais em classe regular e analisar as respostas das intervenções a luz da perspectiva histórico-cultural. Para tanto, utilizamos a metodologia qualitativa com observações diretas registradas em relatórios descritivos e recursos diversificados. As principais estratégias de mediação utilizadas foram comando verbal, pistas visuais, experiências e imitação. Observamos interesse e envolvimento dos alunos nas atividades propostas aumentando as possibilidades do engajamento pedagógico
necessário para uma aprendizagem significativa da aluna com TEA no grupo escolar.
Ano
Ano da publicação
2019
Local da publicação
Rio de Janeiro, RJ.
Palavras-chave
Atividades Psicomotoras | Autismo | Estimulação Sensorial | Mediação Pedagógica
Keyword
Autism Spectrum Disorders | Multisensory Learning | Pedagogical Content Knowledge | Regular and Special Education Relationship
Tipo de Documento
Instituição
X Seminário Internacional as Redes Educativas e as Tecnologia
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
CARVALHO, Magda Fernandes de; FERREIRA, Giselle Coutinho; OLIVEIRA, Letícia Alves de. Estratégias de mediação: análise de atividades psicomotoras e sensoriais junto a alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos, 10., 2019, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro, 2019.