Início > Coleções > Produção científica do GEDH-LED > Estratégias de mediação: análise de atividades psicomotoras e sensoriais junto a alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA)
Estratégias de mediação: análise de atividades psicomotoras e sensoriais junto a alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA)
Neste trabalho analisaremos as estratégias de mediação nas atividades psicomotoras e sensoriais como possibilidade de inserção de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na transição da classe especial para a regular no Município de São João de Meriti. A proposta consiste em realizar um repertório de atividades articulando psicomotricidade e vivências sensoriais em classe regular e analisar as respostas das intervenções a luz da perspectiva histórico-cultural. Para tanto, utilizamos a metodologia qualitativa com observações diretas registradas em relatórios descritivos e recursos diversificados. As principais estratégias de mediação utilizadas foram comando verbal, pistas visuais, experiências e imitação. Observamos interesse e envolvimento dos alunos nas atividades propostas aumentando as possibilidades do engajamento pedagógico
necessário para uma aprendizagem significativa da aluna com TEA no grupo escolar.
CARVALHO, Magda Fernandes de; FERREIRA, Giselle Coutinho; OLIVEIRA, Letícia Alves de. Estratégias de mediação: análise de atividades psicomotoras e sensoriais junto a alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos, 10., 2019, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro, 2019.