Documentos
Metadados
Título
Escolarização de alunos autistas: os desafios da inclusão em uma escola regular
Resumo
Este trabalho resultante de uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, objetiva analisar as condições sociais, históricas, políticas, culturais e pedagógicas que envolvem a inclusão de alunos autistas matriculados em uma sala de classe especial/autismo de uma escola pública de Educação Básica. Enquanto objetivos específicos, busca-se compreender como as demandas apresentadas pelos alunos autistas incluídos são pensadas no coletivo da escola, o que inclui a esponsabilidade dos gestores, professores e equipes multidisciplinares no atendimento as realidades linguísticas, cognitivas e curriculares desses alunos. Também, como segundo objetivo específico, pretende-se analisar os desdobramentos das garantias legais no cotidiano da escola, como, por exemplo, os recursos e estratégias disponibilizadas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncionais e/ou em instituições especializadas no atendimento da modalidade de Educação Especial para esses alunos. Como terceiro objetivo específico, este estudo observará como a formação docente inicial e a continuada, possibilitada pela Secretaria Municipal de Educação de Caxias/RJ, pode favorecer um adequado atendimento a esses alunos em suas demandas humanas, sociais e intelectuais. Apoiada em autores que analisam as políticas de educação inclusiva e os processos de escolarização dos alunos com TEA, como Adorno (2000); Plestsch (2014); Santos (2003); Souza (2017a; 2017b; 1997). Desse modo, este estudo, de abordagem teórico-crítica, propõe as reflexões sobre a inclusão dos alunos autistas, entendendo que, após a pesquisa concluída, os objetivos e questões apresentadas podem resultar em estudos de apoio a práticas educacionais mais democráticas e de enfrentamento ao preconceito a que estão sujeitas as pessoas autistas. O estudo tem caráter qualitativo e consiste em uma pesquisa-ação donde a pesquisadora é também professora da turma. Para construção dos dados valemo-nos da pesquisa semiestruturada e observação. Enquanto considerações parciais, podemos apontar para a necessidade de adequação de estratégias pedagógicas e materiais didático-curriculares.
Identificador
ISBN 978-85-8427-056-9
Ano
Ano da publicação
2020
Local da publicação
Petrópolis, RJ.
Palavras-chave
Aluno Autista | Classe Especial | Educação Básica | Inclusão Educacional
Keyword
Tipo de Documento
Instituição
DP et Alii
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
SOUZA, Roberta Pereira Vieira de. Escolarização de alunos autistas: os desafios da inclusão em uma escola regular. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PLETSCH, Marcia Denise; PEREIRA, Talita Vidal; RIBEIRO, Yrlla Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre novas epistemologias, biodiversidade, diferença, democracia e inclusão. Petrópolis: DP et Alii, 2020. p. 523-528.