Documentos
Metadados
Título
Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial
Resumo
A pandemia do coronavírus (COVID-19) traz desafios em todas as esferas da vida humana, em especial às políticas sociais. Nesse cenário, analisamos as condições de realização do ensino remoto emergencial direcionadas a um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo, matriculado no 4o ano do Ensino Fundamental I. O estudo de caráter exploratório partiu da análise de um relato de experiência e teve como ancoragem a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial a ideia de que as condições sócio-histórico-culturais e políticas são fonte de desenvolvimento da atividade psíquica. Os resultados evidenciam o lugar da escola na vida do aluno e apontam para o papel dessa instituição social como espaço coletivo de resistência político-pedagógica e mediadora dos processos de humanização.
Abstract
The coronavirus (COVID-19) pandemic poses challenges in all spheres of human life, especially in social policies.In this scenario, we analyzed the conditions for conducting emergency remote education for a 4thgrade of Elementary Education student with Autism Spectrum Disorder (ASD). The exploratory study started from the analysis of an experience report, and was anchored in the cultural-historical approach of human development, especially the idea that socio-historical, cultural, and political conditions are a source of psychic activity development. The results show the place of the school in the student’s life and point to this social institution role as a collective space of political and pedagogical resistance and an institution that mediates humanization processes.
Identificador
ISSN 1809-4031/e-ISSN 1809-4309
Ano
Ano da publicação
2020
Local da publicação
Ponta Grossa, PR.
Palavras-chave
Keyword
Tipo de Documento
Instituição
Práxis Educativa
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
SOUZA, Flávia Faissal de; DAINEZ, Débora. Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1–15, 2020.