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Título
Educação especial e inclusão: o que mostram as iniciativas de formação continuada?
Resumo
Um conjunto de diretrizes políticas e documentos legislativos orienta a Educação Especial em nosso país, hoje, fundamentada sob a perspectiva da Educação Inclusiva. No entanto, se por um lado o sistema escolar se alinha com posturas mais avançadas em relação aos direitos dos alunos com deficiência, por outro apresenta limitações para viabilizar esses direitos. Motivado por esse contexto, o presente artigo tem como objetivo sinalizar a falta de alinhamento entre o que preveem as políticas educacionais voltadas para perspectiva inclusiva e o cotidiano de nossas escolas, além de apontar as possibilidades representadas pela formação continuada diante desse cenário. Para tanto, através de uma revisão do tipo integrativa, selecionamos artigos que apresentam propostas de formação continuada. Levantamos nesses estudos as dificuldades observadas no cotidiano das escolas e os resultados alcançados através das propostas de formação. Em seguida, apresentamos uma análise desses dados. Os resultados obtidos evidenciam o potencial das iniciativas voltadas para formação continuada de professores para atender às demandas relacionadas à proposta educacional inclusiva e para lidar com as dificuldades observadas no cotidiano das escolas. Reforça-se, assim, a importância desse recurso diante das dificuldades observadas em relação ao projeto educacional inclusivo.
Abstract
Various political guidelines and legislative documents guides Special Education in our country, today, based on the perspective of Inclusive Education. However, if, on the one hand, the school system is aligned with more advanced attitudes in relation to the rights of students with disabilities, on the other hand it has limitations to make these rights feasible. Motivated by this context, the present article aims to signal the lack of alignment between what educational policies for an inclusive perspective provide and the daily life of our schools, in addition to pointing out the possibilities represented by continuing education in this scenario. Therefore, through an integrative review, we selected articles that present proposals for continuing education. We raised in these studies the difficulties observed in the daily life of schools and the results achieved through the training proposals. Next, we present an analysis of this data. The results obtained show the potential of initiatives aimed at continuing teacher education to meet the demands related to the inclusive educational proposaland to deal with the difficulties observed in the schools' daily lives. Thus, the importance of this resource is reinforced in view of the difficulties observed in relation to the inclusive educational project.
Resumen
Un conjunto de lineamientos políticos y documentos legislativos orientan la Educación Especial en nuestro país, hoy, desde la perspectiva de la Educación InclusivaSin embargo, si por un lado el sistema escolar se alinea con actitudes más avanzadas en relación a los derechos de los estudiantes con discapacidad, por otro lado tiene limitaciones para hacer viables estos derechos. Motivado por este contexto, el presente artículo pretende señalar la falta de alineación entre lo que brindan las políticas educativas para una perspectiva inclusiva y la vida cotidiana de nuestras escuelas, además de señalar las posibilidades que representa la educación continua en este escenario. Por ello, mediante una revisión integradora, seleccionamos artículos que presentan propuestas de formación continua. Planteamos en estos estudios las dificultades observadas en la vida diaria de las escuelas y los resultados obtenidos a través de laspropuestas formativas. A continuación, presentamos un análisis de estos datos. Los resultados obtenidos muestran el potencial de iniciativas orientadas a la formación continua del profesorado para atender las demandas relacionadas con la propuesta educativa inclusiva y hacer frente a las dificultades observadas en la vida cotidiana de las escuelas. Así, se refuerza la importancia de este recurso ante las dificultades observadas en relación al proyecto educativo inclusivo.
Identificador
ISSN 2594-9004
Ano
Ano da publicação
2020
Local da publicação
Rio de Janeiro, RJ.
Palavras-chave
Cotidiano Escolar | Educação Especial | Educação Inclusiva | Formação Continuada
Tipo de Documento
Instituição
Revista Docência e Cibercultura
Idioma
Português
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Referências
FERREIRA, Giselle Coutinho; TOMAN, Alexandre. Educação Especial e Inclusão: o que mostram as iniciativas de formação continuada? Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 367-386, 2020.