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Título
Políticas e práticas de educação inclusiva: condições e contradição no cotidiano de uma escola de ensino fundamental.
Autor
Dainez, Débora | Hulshof, Cristina | Scian, Roberta | Smolka, Ana Luiza Bustamante | Souza, Flávia Faissal de
Resumo
Neste artigo apresentamos algumas análises das contradições que marcam o trabalho no campo da educação inclusiva a partir de um projeto de pesquisa coletivo desenvolvido em uma escola pública de ensino fundamental da rede municipal de Campinas, SP, Brasil. Partindo dos pressupostos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano problematizamos as condições de atuação dos professores e de desenvolvimento dos alunos com deficiência, buscando compreender como as políticas públicas repercutem nas práticas educacionais. Também refletimos sobre o impacto do projeto de pesquisa no cotidiano escolar. Nas análises do material empírico, registrado por meio de diários de campo, videogravações e audiogravação, destacamos as tensões e as dificuldades que marcam as relações cotidianas no interior da escola, delimitando os limites da proposta de inclusão. Consideramos que as políticas públicas precisam estar orientadas de modo a concretizar condições de ensino que promovam o potencial pedagógico e as possibilidades de desenvolvimento dos alunos com deficiência. Ressaltamos assim: a necessidade de investir na formação docente considerando o trabalho cotidiano na escola; a importância de criação, apropriação e disponibilização de diversos recursos e instrumentais para, então, ser possível a produção de vias de aprendizagem e desenvolvimento nas relações de ensino.
Abstract
This paper aims analyze some of the contradictions present in the work on inclusive education, based on a group research project developed in an elementary public school in Campinas, SP, Brazil. Starting from the basic assumptions of a historical-cultural perspective of human development, we discuss the conditions for teachers’ activities and for the development of students with disabilities, aiming to understand how public policies influence educational practices. Additionally, we reflect on the impact of the research project on school life. In our analysis of empirical data from field journals and video and audio records, we point out the tensions and difficulties that permeate everyday relations inside the school, stating the limits of the proposal for inclusive education. We believe that public policies need to be targeted in order to achieve educational conditions that promote the pedagogical potential and the developmental possibilities of students with disabilities. We also emphasize the need to invest in teacher training considering their daily work within the school, as well as the importance of the creation, ownership, and availability of various resources and instruments in order to make possible the production of learning and developmental paths in educational relations.
Identificador
ISSN 1068-2341
Ano
Ano da publicação
2014
Local da publicação
Arizona
Palavras-chave
Desenvolvimento Humano | Educação Inclusiva | Políticas Públicas
Keyword
Tipo de Documento
Instituição
Education Policy Analysis Archives
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
SOUZA, Flávia Faissal de; DAINEZ, Débora; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; SCIAN, Roberta; HULSHOF, Cristina. Políticas e práticas de educação inclusiva: condições e contradição no cotidiano de uma escola de ensino fundamental. Education Policy Analysis Archives, [s. l.], v. 22, p. 82, 2014. Dossiê Educação Especial: diferenças, currículo e processos de ensino e aprendizagem