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Título
Educação comum ou especial? Análise das diretrizes políticas de educação especial brasileiras
Resumo
A partir de uma pesquisa documental sobre as diferentes diretrizes políticas de Educação Especial
laboradas pelos governos brasileiros nos anos de 1994, 1999, 2001, 2008 e 2020, este artigo objetiva discutir as mudanças conceituais e terminológicas para referir-se ao público da Educação Especial no país, assim como os suportes educacionais oferecidos para a Educação dessa população. Nossas análises apontam que, nos documentos de 1994 a 2008, houve avanços em termos de garantia de direitos educacionais numa perspectiva inclusiva ao incorporar princípios do modelo social da deficiência em detrimento do modelo médico. Também se fortaleceu e se ampliou o número de matrículas de pessoas com deficiência na educação básica e superior pública. No entanto, em setembro de 2020, o governo federal publicou um decreto que institui uma nova Política de Educação Especial, poucas semanas depois suspensa por medida cautelar do Supremo Tribunal Federal, sob a alegação de que o decreto volta a privilegiar a segregação em instituições filantrópicas privadas. Entre outros aspectos, a proposta pega carona no discurso econômico liberal de desresponsabilização do Estado, segundo o qual as famílias teriam o direito de “escolher” o tipo de educação que desejam para os filhos.
Identificador
e-ISSN: 1982-5587
Ano
Ano da publicação
2021
Local da publicação
Araraquara, SP.
Palavras-chave
Deficiências | Educação Especial | Pessoa com Deficiência | Políticas Públicas em Educação
Tipo de Documento
Instituição
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
PLETSCH, Marcia Denise; SOUZA, Flávia Faissal de. Educação comum ou especial? Análise das diretrizes políticas de educação especial brasileiras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 2, p. 1286–1306, 2021.