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2022_SOUZA_DAINEZ_Defectologia_Educacao_Escolar_Implicacoes_Campo_Direitos_Humanos
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2022_SOUZA_DAINEZ_Defectology_and_School_Education_implications_for_the_Human_Rights_field
Metadados
Título
Defectologia e Educação Escolar Implicações no Campo dos Direitos Humanos
Resumo
O modelo social de deficiência e a educação inclusiva estão pautados nos princípios dos direitos humanos. Baseados em uma lógica (neo)liberal, assumem a educação e o desenvolvimento humano como forma de erradicação da pobreza em um sistema estruturado pela desigualdade. Contraditoriamente, as conquistas nesse campo abrem espaços para disputa política. A partir de um estudo teórico-conceitual, neste artigo, mobiliza-se o legado de Vigotski no campo da psicologia educacional. Examina-se a concepção dialética de deficiência e de educação social que, ao tratarem da relação entre educação e desenvolvimento humano, apontam para a construção de um projeto político educacional referenciado na coletividade e na transformação social.
Abstract
The social model of disability and inclusive education are based on human rights principles. Based on a (neo)liberal logic, they assume education and human development as a way of eradicating poverty in a system structured by inequality. In a contradictory way, the achievements in this field make room for political dispute. Based on a theoretical and conceptual study, we have mobilized Vygotsky’s legacy in the field of educational psychology. We have examined the dialectical conception of disability and social education, which, when addressing the relationship between education and human development, point to the construction of a political and educational project referenced in the collectivity and social transformation.
Identificador
Ano
Ano da publicação
2022
Local da publicação
Porta Alegre, RS
Palavras-chave
Direitos Humanos e Educação | Educação Especial | Educação Inclusiva
Keyword
Tipo de Documento
Instituição
Educação e Realidade
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
SOUZA, Flávia Faissal de; DAINEZ, Débora. Defectologia e Educação Escolar: implicações no campo dos direitos humanos. Educ. Real., Porto Alegre, v.47, e116863, 2022.