Documentos
-
2016_SOUZA_Das_diretrizes_a_oferta_do_servico_de_atendimento_educacional_especializado_em_municipios_da_Baixada_Fluminense_RJBaixar
Metadados
Título
Das diretrizes à oferta do serviço de atendimento educacional especializado em municípios da Baixada Fluminense/RJ
Resumo
Atualmente, marcada pelos acordos internacionais, a Educação Especial se realiza sobretudo por meio do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) (SEESP/MEC, 2008; entre outros). Não distante das análises de Oliveira (2009, 2011) em relação às políticas sociais dos últimos governos, a orientação para a oferta esse serviço se vale da estratégia de implementação por programas que se estruturam por regime de colaboração entre os municípios e o governo federal. De tal modo, inserido no escopo dos desenhos políticos municipais, o objetivo deste estudo foi analisar, a partir da abordagem dos Ciclos de Política de S. Ball e R. Bowe (1992), as diretrizes internacionais e nacionais das políticas de educação inclusiva e suas traduções locais em cinco municípios da Baixada Fluminense, a fim de compreendermos a operacionalização das formas de cooperação entre os municípios e o governo federal; e, as estratégias locais para o oferecimento do serviço de AEE. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo junto aos gestores desses municípios, valendo-se de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Nossas considerações apontam para a fragilidade do regime de colaboração, bem como, ressaltam as diferentes traduções dos municípios dos textos políticos nacionais, contudo sem deslocar os eixos centrais da política.
Abstract
Following international agreements, Special Education is currently offered through the Specialized Education Service (AEE) (SEESP/MEC, 2008; among others). Not far from Oliveira’s analysis (2009, 2011) regarding the social policies of the previous governments, the approach for the provision of this service follows a strategy where programs are structured by a system of collaboration between municipalities and the federal government. In this way, inserted into the scope of the county-wide political designs, the aim of this study was to analyze, using the Political Cycles approach of S. Ball and R. Rowe (1992), the national and international guidelines for inclusive educational policy and their translation into 5 municipalities from the Baixada Fluminense. The aim is to understand the workings of the cooperation between the municipalities and the federal government and the local strategies for offering the AEE service. We conducted field research with the leaders of these municipalities, using semi-structured interviews and document analysis. Our analysis points to the fragility of the collaboration regime and highlights the municipalities’ different translations of national political texts, albeit without veering away from the main themes of the policy.
Resumen
Actualmente la Educación Especial se realiza a través del servicio de Atendimiento Educacional Especializado (AEE), marcada por los acuerdos internacionales (SEESP/MEC, 2008; entre otros). La orientación para la oferta de ese servicio se vale de la estrategia de implementación por programas que se estructuran por régimen de colaboración entre los municipios y el gobierno federal, sin distanciarse de los análisis de Oliveira (2009, 2011) en relación a las políticas sociales de los últimos gobiernos. En el ámbito de los diseños políticos municipales, el objetivo de este estudio fue analizar las directrices internacionales y nacionales de las políticas de educación inclusiva y sus traducciones locales en 5 municipios de la “Baixada Fluminense”, a partir del enfoque de los Ciclos de Política de S. Ball y R. Bowe (1992), con el objetivo de comprender la manera como operan las formas de cooperación entre los municipios y el gobierno federal, y las estrategias locales para ofrecer el servicio de AEE. Para esto fue realizada una investigación de campo junto a los directivos de esos municipios, a través de entrevistas semiestructuradas y análisis de documentos. Nuestras consideraciones apuntan para la fragilidad del régimen de colaboración, y también resaltan las diferentes traducciones de los municipios de los textos políticos nacionales, sin dislocar los ejes centrales de la política.
Identificador
ISSN 2238-121X
Ano
Ano da publicação
2016
Local da publicação
Rio de Janeiro, RJ.
Palavras-chave
Atendimento Especializado | Educação Especial | Educação Inclusiva | Políticas Públicas em Educação
Tipo de Documento
Instituição
Comunicações
Idioma
Português
Link da publicação
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2952
Referências
SOUZA, Flávia Faissal de. Das diretrizes à oferta do serviço de atendimento educacional especializado em municípios da Baixada Fluminense/RJ. Comunicação, Piracicaba, v. 23, n. 3. p. 117-136, 2016. Número Especial.