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2016_REDIG_SOUZA_Atendimento_Educacional_Especializado_Modalidade_Domiciliar_Funcionamento_OrganizacaoBaixar
Metadados
Título
Atendimento educacional especializado na modalidade domiciliar: funcionamento organização
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o funcionamento e organização do Atendimento Educacional Especializado na modalidade domiciliar, conforme operacionalizado em uma rede municipal de ensino. O Atendimento Educacional Especializado - principal serviço da área de Educação Especial em nosso país, conforme a atual Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (SEESP/MEC, 2008) e diversos documentos orientadores e legislativos - vem sendo objeto de inúmeros estudos. Contudo, uma de suas modalidades, a domiciliar, ainda requer maior aprofundamento. O estudo de campo foi estruturado a partir dos pressupostos da pesquisa-ação. Os dados foram construídos a partir dos registros em diário de campo, entrevistas e videogravação de três anos de intervenção nessa modalidade. Nossas análises apontam para a necessidade de: formação docente que contemple a diversidade e as implicações desse tipo de atendimento; reorganização escolar para o funcionamento dessa prática, articulando o trabalho do professor da Educação Especial, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado, com o do ensino comum e os demais educadores da escola; estabelecimento de uma parceria com a família; e, a elaboração de instrumentos que orientem a prática pedagógica do professor, como o Planejamento Educacional Individualizado.
Identificador
e-ISSN: 1984-7238
Ano
Ano da publicação
2016
Local da publicação
Florianópolis, SC.
Palavras-chave
Atendimento Especializado | Educação Especial | Educação Inclusiva
Keyword
Tipo de Documento
Instituição
Revista Linhas
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
REDIG, Annie Gomes; SOUZA, Flávia Faissal de . Atendimento educacional especializado na modalidade domiciliar: funcionamento e organização. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 68 - 86, 2016.