Documentos
-
2015_SOUZA_PLETSCH_Atendimento_Educacional_Especializado_Das_Diretrizes_Policas_a_Escolarizacao_dos_Alunos_com_Deficiencia_IntelectualBaixar
Metadados
Título
Atendimento educacional especializado: das diretrizes políticas à escolarização dos alunos com deficiências intelectual
Resumo
Em nosso país, a Educação Especial se realiza por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Porém, como a atual política de Educação Especial tem como foco a escolarização dos alunos com deficiência intelectual no ensino regular, parece-nos haver um descompasso, pois o principal foco é um serviço complementar e/ou suplementar ao ensino regular. Essa proposta nos causa indagação, ainda mais por assumirmos a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial as noções de escolarização, ensino e aprendizagem, nas quais estes processos se constroem nas práticas cotidianas escolares. Assim, o objetivo deste texto é apresentar, a partir de pesquisa documental em diálogo com dados de cinco redes da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, uma discussão sobre o lugar do AEE na política de Educação Especial e o seu papel no processo de escolarização dos alunos com deficiência intelectual. A partir da análise, evidenciamos que o papel do AEE não é claro no processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual. Em grande medida, fica a cargo do sujeito com deficiência a responsabilidade de transladar o apreendido no AEE para a sala de aula, apesar das características que marcam a sua inserção no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract
In our country, Special Education takes place through the Specialized Educational Services (AEE).
However, considering that the current Special Education policy focuses on education of students
with intellectual disabilities in regular education, it seems to be a mismatch, when the main focus is a complementary and/or supplementary service to regular education. This proposal cause us indignation, that even though we assume the historical-cultural perspective of human development,
in particular the schooling, teaching and learning notions, in which these processes are based on
school daily practices. The objective of this paper is to present, from documentary research in
dialogue with data from five networks of Baixada Fluminense in Rio de Janeiro, a discussion about
the role of AEE in the policy of Special Education and the its role in the education of students with
intellectual disabilities. From analysis we observed that the role of the AEE is not clear in the educational process for students with intellectual disabilities. The responsibility largely rests with
the disabled individual, to transfer what has been grasped by the AEE into the classroom, despite all
the characteristics that mark their inclusion into the teaching-learning process.
Resumen
En nuestro país, la Educación Especial se realiza por medio de la Atención Educacional Especializada (AEE). Sin embargo, la actual política de Educación Especial tiene como foco la
escolarización de los alumnos con deficiencia intelectual en la enseñanza regular, así hay una
divergencia, cuando el foco es un servicio complementario y/o suplementario a la enseñanza
regular. Esta propuesta nos causa indagación, aún más porque asumimos la perspectiva histórico-
cultural del desarrollo humano, en especial las nociones de escolarización, enseñanza y aprendizaje,
en las cuales estos procesos se construyen en las prácticas escolares. El objetivo de este texto es
presentar, a partir de estudio documental en diálogo con datos de 5 redes de Baixada Fluminense en
Rio de Janeiro, una discusión sobre el lugar de AEE en la política de Educación Especial y el papel
del mismo en el proceso de escolarización de los alumnos con deficiencia intelectual. A partir del
análisis evidenciamos que el papel de la AEE no es claro en el proceso de escolarización de
alumnos con deficiencia intelectual. E queda a cargo del alumno con deficiencia la responsabilidad
de trasladar lo aprendido en la AEE al sala de clases, a pesar de todas las características que marcan su inserción en el proceso de enseñanza- aprendizaje.
Identificador
ISSN 2237-258X
Ano
Ano da publicação
2016
Local da publicação
Dourados, MS.
Palavras-chave
Atendimento Especializado | Deficiência Intelectual | Educação Especial | Ensino Regular | Inclusão Educacional
Keyword
Inclusion | Intellectual Disability | Regular and Special Education Relationship | Special Education
Tipo de Documento
Instituição
Educação e Fronteiras
Idioma
Português
Link da publicação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3769
Referências
SOUZA, Flávia Faissal de; PLETSCH, Márcia Denise. Atendimento educacional especializado: das diretrizes políticas à escolarização dos alunos com deficiência intelectual. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 137-148, 2016.