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Título
Acessibilidade digital enquanto Direito Humano: diálogos sobre a usabilidade de dispositivos e de estratégias acessíveis com pessoas com deficiência
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar o papel e a usabilidade dos dispositivos de acessibilidade digital, elaborados para a 14a Reunião Regional da ANPEd Sudeste, como suporte às pessoas com deficiência. Este trabalho está orientado pelos pressupostos teórico- metodológicos da teoria histórico-cultural, que dentre outros aspectos, compreende que o sujeito se constitui no entrelaçamento da estrutura biológica com a dimensão histórico-cultural, considerando a relação dialética entre o sujeito e o meio. O conceito principal da teoria histórico-cultural abordado neste trabalho é a mediação semiótica que acontece por meio de instrumentos e signos. Este trabalho investigou a construção da acessibilidade da 14ª Reunião Regional da ANPEd Sudeste por meio do acompanhamento do trabalho da Comissão de Acessibilidade deste evento, da sistematização dos dispositivos de acessibilidade digital elaborados por esta comissão e da realização de entrevistas com os participantes com deficiência da referida reunião. Para a análise dos dados construídos ao longo da pesquisa, problematizamos a acessibilidade digital enquanto um direito humano e a construção da acessibilidade no contexto da 14ª Reunião Regional da ANPEd Sudeste. Também analisamos a usabilidade dos dispositivos elaborados pela comissão de acessibilidade na busca por compreender se esta usabilidade auxiliou o processo de autonomia desses sujeitos. Considerando a acessibilidade digital enquanto um direito humano e tendo em vista o protagonismo das pessoas com deficiência, compreendemos que a ausência de ações para a construção de acessibilidade nos ambientes acadêmicos e científicos remotos contribui com a lógica da exclusão de direitos da pessoa com deficiência. Após a análise, apreendemos que a usabilidade dos dispositivos desenhados para a 14º Reunião Regional da ANPEd Sudeste foi alcançada a contento, dentro das possibilidades de promoção de acessibilidade digital e por fim, concluímos que no diálogo sobre autonomia e participação social, na usabilidade dos dispositivos de acessibilidade digital para pessoas com deficiência, é necessário que haja acessibilidade atitudinal e escuta ativa às singularidades dessas pessoas, de modo que participem de ambientes e eventos remotos com autonomia e em igualdade de condições.
Abstract
This study aims to analyze the role and usability of digital accessibility devices, designed for the 14th Regional Meeting of ANPEd Southeast, as a support for people with disabilities. This work is guided by the theoretical-methodological assumptions of the historical-cultural theory, which, among other aspects, understands that the subject is constituted in the interweaving of the biological structure with the historical-cultural dimension, considering the dialectical relationship between the subject and the environment. The main concept of the cultural-historical theory addressed in this work is the semiotic mediation that takes place through instruments and signs. This work investigated the accessibility construction of the 14th ANPEd Southeast Regional Meeting by monitoring the work of the Accessibility Committee of this event, the systematization of digital accessibility devices prepared by this committee and conducting interviews with the participants with disabilities of the aforementioned meeting. For the analysis of data constructed throughout the research, we problematized digital accessibility as a human right and the construction of accessibility in the context of the 14th Regional Meeting of ANPEd Southeast. We also analyzed the usability of the devices developed by the accessibility committee in the quest to understand whether this usability helped the autonomy process of these subjects. Considering digital accessibility as a human right and bearing in mind the protagonism of people with disabilities, we understand that the absence of actions to build accessibility in remote academic and scientific environments contributes to the logic of excluding the rights of people with disabilities. After the analysis, we learned that the usability of the devices designed for the 14th Regional Meeting of the ANPEd Southeast was satisfactorily achieved, within the possibilities of promoting digital accessibility and finally, we concluded that in the dialogue about autonomy and social participation, in the usability of the devices of digital accessibility for people with disabilities, it is necessary to have attitudinal accessibility and active listening to the singularities of these people, so that they participate in remote environments and events with autonomy and on equal terms.
Ano
Ano da publicação
2022
Local da publicação
Duque de Caxias, RJ.
Palavras-chave
Direitos Humanos | Inclusão Digital | Pessoa com Deficiência
Keyword
Accessibility (for Disabled) | Civil Rights | Students with Disabilities | Technology Uses in Education
Tipo de Documento
Instituição
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
CAVALCANTE, Raquel Amorim de Souza. Acessibilidade digital enquanto Direito Humano: diálogos sobre a usabilidade de dispositivos e de estratégias acessíveis com pessoas com deficiência. 2022.
131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado
do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.