Documentos
Metadados
Título
A fotografia como possibilidade de apreensão de imagens em pessoas com deficiência visual: análise de registros feitos por uma aluna do Instituto Benjamin Constant
Resumo
A proposta do presente trabalho é analisar o estatuto da fotografia como estratégia para apreensão de imagens por pessoas cegas. Para tanto, são discutidos os registros fotográficos feitos por uma aluna do Instituto Benjamin Constant em uma oficina de fotografia em 2017. É importante destacar que o tratamento dado a essa pesquisa não é de um saber determinado por videntes sobre àqueles que têm deficiência visual. Não existe certo ou errado nesse fazer. Buscou-se caminhos para dar sentido à fotografia saindo da superficialidade de sua interpretação que às vezes é resumida a uma simples captura do momento. Nessa pesquisa esse fazer é entendido como um ato que se inicia quando o autor pensa na melhor disposição dos objetos, o seu melhor posicionamento em relação ao que deseja registrar para então fazer a foto. Nesse sentido, destaco que fotografar é um processo e ele não pode ser desvinculado de seu contexto.
Ano
Ano da publicação
2019
Local da publicação
Rio de Janeiro, RJ.
Palavras-chave
Cego | Educação dos Cegos | Fotografia | Métodos de Aprendizagem
Keyword
Tipo de Documento
Instituição
X Seminário Internacional as Redes Educativas e as Tecnologia
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
ARAUJO, Luciene Pereira de; SOUZA, Flávia Faissal de. A fotografia como possibilidade de apreensão de imagens em pessoas com deficiência visual: análise de registros feitos por uma aluna do Instituto Benjamin Constant. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos, 10., 2019, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro, 2019.