Documentos
Metadados
Título
A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princípios para inclusão escolar
Resumo
Este artigo discute a escolarização de pessoas com deficiências, tomando como referência os conceitos de diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como fundamentos epistemológicos para efetivar a inclusão escolar. Em termos metodológicos, empregamos os referenciais qualitativos e analisamos a literatura especializada, assim como documentos oficiais. Dialogamos também com dados do banco de dados do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE). Nossas análises evidenciam, entre outros aspectos, a falta de acessibilidade curricular e a fragilidade das ações pedagógicas dirigidas para os alunos com deficiências, em particular com deficiência intelectual. Igualmente, mostram as possibilidades de aprendizagem a partir de estratégias pedagógicas que tomem como referência a diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem.
Abstract
This paper discusses schooling of disabled people taking both curriculum differentiation concepts and universal design for learning as references, turning those into epistemological foundations towards effective education inclusion. Our methodology includes the usage of qualitative references and carefully specialized literature and official documents reviews. Also, data from the Educational Inclusion and Special Education Observatory (ObEE) research group database were assessed. Our analysis show, among several other aspects, the lack of curricular accessibility and poor pedagogic actions towards the inclusion of disabled students, particularly those with intellectual disability. Besides, our analysis shows the possibilities of learning from a set of pedagogic strategies that uses both curriculum differentiation and universal design for learning as references.
Identificador
ISSN 2238-1279
Ano
Ano da publicação
2017
Local da publicação
Rio de Janeiro, RJ.
Palavras-chave
Adaptação Curricular | Métodos de Aprendizagem | Política de Inclusão Social
Tipo de Documento
Instituição
Revista Educação e Cultura Contemporânea
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
PLETSCH, Márcia Denise; SOUZA, Flávia Faissal; ORLEANS, Luis Fernando. A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princípios para a inclusão escolar. Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, n. 35, p. 264-281, 2017.