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Título
Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos.
Ano
Tipo de Documento
Resumo
Nos últimos 20 anos, desde a década de 97, vem-se consolidando a proposta de uma educação voltada para a cidadania como princípio norteador de aprendizagens. Essa proposta orientou, portanto, a inserção de questões sociais como objeto de aprendizagem e reflexão dos alunos. A inclusão das questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita, pois essas temáticas já vinham sendo discutidas e incorporadas às áreas das Ciências Sociais e da Natureza, chegando mesmo, em algumas propostas, a constituir novas áreas, como o caso dos temas Meio Ambiente e Saúde. Apesar de os Temas Transversais não serem uma proposta pedagógica nova, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em dezembro de 2017, e na etapa do Ensino Médio, em dezembro de 2018, eles ampliaram seus alcances e foram, efetivamente, assegurados na concepção dos novos currículos como Temas Contemporâneos Transversais (TCTs).
Idioma
Português
Origem do documento
Documento nacional
Local da publicação
Brasília, DF.
Instância responsável
Governo Federal | Ministério da Educação (MEC) > Secretaria de Educação Básica (SEB)
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF.: MEC, 2019.
Palavras-chave
Currículo | Educação Básica | Planejamento do Currículo | Temas Transversais