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GEDH & LED – UERJ – Grupo de Pesquisa Educação, Desenvolvimento Humano e Diferenças
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Saberes e práticas da inclusão: introdução

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Home Publicações Institucionais 2006 Saberes e práticas da inclusão: introdução

Documentos

  • 2006_MEC_Seesp_Saber_Pratica_Inclusao_Introducao
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Metadados

Título

Saberes e práticas da inclusão: introdução

Autor

Brasil. Ministério da Educação | Secretaria de Educação Especial

Ano

2006

Tipo de Documento

Livro

Resumo

O MEC apóia a realização de programas de formação continuada de professores e disponibiliza aos sistemas de ensino a Coleção Saberes e Práticas da Inclusão – Educação Infantil que traz temas específicos sobre o atendimento educacional de crianças com necessidades educacionais especiais, do nascimento aos seis anos de idade. São oito volumes organizados para o desenvolvimento da prática pedagógica com enfoque nas Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem ou Limitações no Processo de Desenvolvimento; Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem – Deficiência Múltipla; Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Deficiência Física; Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Surdocegueira/ Múltipla Deficiência Sensorial; Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Surdez; Dificuldades de Comunicação e Sinalização - Deficiência Visual e Altas Habilidades/Superdotação.

Esperamos que este material contribua no desenvolvimento da formação docente a partir dos conhecimentos e temas abordados e desta forma, sejam elaborados projetos pedagógicos que contemplem conceitos, princípios e estratégias educacionais inclusivas que respondam às necessidades educacionais especiais dos alunos e propiciem seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.

Idioma

Português

Origem do documento

Documento nacional

Local da publicação

Brasilia, DF.

Instância responsável

Governo Federal | Ministério da Educação (MEC) > Secretaria de Educação Especial (SEESP)

Link da publicação

http://portal.mec.gov.br/pet/192-secretarias-112877938/seesp-esducacao-especial-2091755988/12654-saberes-e-praticas-da-inclusao-educacao-infantil

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: introdução. 4.ed. Elaboração Marilda Moraes Garcia Bruno. Brasília, DF.: MEC, 2006

Keyword

Inclusion | Individualized Education Programs | Inservice Teacher Education | Kindergarten | Teacher Education

Palavras-chave

Atendimento Especializado | Educação Inclusiva | Educação Infantil | Formação Continuada do Professor | Formação de Professores

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