Documentos
Metadados
Título
Relatório CEXMEC nº 02/2022. Efeitos da pandemia na educação básica: análise da atuação do MEC.
Autor
Brasil. Congresso Nacional. | Câmara dos Deputados. | Comissão Externa destinada a acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do Ministério da Educação.
Ano
Tipo de Documento
Resumo
Este relatório analisa as ações do Ministério da Educação em relação a três eixos essenciais para o combate dos efeitos da pandemia na educação: recuperação das aprendizagens, busca ativa para o enfrentamento do abandono e evasão escolar, e saúde mental e acompanhamento das habilidades socioemocionais nas escolas. A partir da apresentação de exemplos de iniciativas promovidas por estados e municípios, e de uma análise das políticas promovidas pelo MEC nestes três eixos, é possível notar desempenho precário do Ministério, que não exerceu seu papel de coordenação da política educacional de educação, como é responsabilidade da União, deixando estados e municípios desamparados. Além da contextualização e análise das iniciativas do MEC, este relatório apresenta recomendações propositivas para as políticas educacionais de recuperação das aprendizagens, busca ativa, e promoção da saúde mental nas escolas.
Idioma
Português
Origem do documento
Documento nacional
Local da publicação
Brasilia, DF.
Instância responsável
Referências
BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados.Comissão Externa destinada a acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do Ministério da Educação. Relatório CEXMEC nº 02/2022. Efeitos da pandemia na educação básica: análise da atuação do MEC. Brasilia, DF: [s. n]. 2022. Coordenador: Felipe Rigoni; Vice-coordenadora: Luísa Canziani; Relatora: Tabata Amaral. Coordenadores temáticos: Eduardo Bismarck; Silvia Cristina; Prof. Israel Batista; Rodrigo Coelho; Tiago Mitraud.