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Metadados
Título
Políticas docentes no Brasil: um estado da arte.
Autor
André, Marli Eliza Dalmazo de Afonso | Barretto, Elba Siqueira de Sá | Gatti, Bernardete Angelina
Ano
Tipo de Documento
Resumo
Esta publicação, resultado de um trabalho desenvolvido em parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Ministério da Educação (MEC), com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), revela a dinâmica das políticas docentes no Brasil, onde a autonomia dos entes federados, na elaboração e na implementação de leis em nível local, e das universidades, na formulação de cursos de formação de professores, impacta diretamente sobre o trabalho cotidiano nas escolas de todo o país. Para atender a esses objetivos, foram identificadas e analisadas políticas educativas relativas à formação inicial e continuada de professores; à carreira docente, incluindo aspectos relacionados a formas de ingresso no magistério, progressão na carreira e avaliação de docentes; às formas de recepção e acompanhamento dos professores iniciantes, ao ingressar na escola; e a subsídios ao trabalho docente, visando à melhoria do desempenho escolar dos alunos.
Idioma
Português
Origem do documento
Documento nacional
Local da publicação
Brasília, DF.
Instância responsável
Ministério da Educação (MEC) | Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)
Referências
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de S; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso André. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO; MEC, 2011.
Palavras-chave
Carreira do Magistério | Formação de Professores | Política da Educação