Documentos
Metadados
Título
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as diretrizes curriculares nacionais da educação básica e o ciclo de alfabetização
Ano
Tipo de Documento
Resumo
Na primeira unidade desta formação, nos propomos a discutir os modos de organização escolar sob a égide não só das orientações legais, mas, principalmente, do movimento que o cotidiano escolar faz ao organizar os saberes e habilidades necessários para a vida na sociedade. Nesse sentido, não poderíamos deixar de discutir e aprofundar temáticas que consideramos relevantes, tais como: currículo, ciclo, avaliação, educação do campo, educação inclusiva e diversidade linguística. Ao longo dos textos, tais temáticas serão retomadas e aprofundadas com o objetivo não só de refletir sobre os conhecimentos escolares presentes no(s) currículo(s) para o ciclo de alfabetização, mas também de problematizar ações didáticas dos professores que potencializam a relevância de se pensar em direitos de aprendizagem, diversidade e inclusão no cotidiano escolar.
Idioma
Português
Origem do documento
Documento nacional
Local da publicação
Brasília, DF.
Instância responsável
Governo Federal | Ministério da Educação (MEC) > Secretaria de Educação Básica (SEB)
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as diretrizes curriculares nacionais da educação básica e o ciclo de alfabetização. Brasília, DF: MEC, 2015. (Caderno 01).
Keyword
Curriculum | Diversity | Educational Planning | Inclusion | Literacy
Palavras-chave
Alfabetização | Currículo | Diretrizes Curriculares Nacionais | Diversidade | Inclusão