Nesta terceira unidade, nosso propósito é discutir sobre a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética. Focaremos nossas reflexões em temas como: o porquê de o alfabeto ser um sistema notacional e não um código, o percurso evolutivo das crianças para compreender o Sistema de Escrita Alfabética (SEA), o papel de certas habilidades de consciência fonológica na apropriação do SEA e as alternativas didáticas para o ensino do sistema alfabético. Num primeiro momento, faremos uma breve revisão sobre o Sistema de Escrita Alfabética e suas convenções e discutiremos a apropriação desse sistema pelos aprendizes, à luz da teoria da Psicogênese da Escrita. Em seguida, discutiremos as relações entre a apropriação do SEA e o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica, assim como o aprendizado das relações som-grafia.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília, DF: MEC, 2012. (Ano 1, unidade 3).